5 dicas para evitar o desperdício de alimentos em seu restaurante

Veja como aproveitar melhor os ingredientes e reduzir prejuízos

10/08/2022

5 dicas para evitar o desperdício de alimentos em seu restaurante

 

O desperdício de alimentos é um grande dilema dentro do Food Service, isso porque além de ser um problema para a sustentabilidade do planeta, também é um inconveniente com a gestão financeira do estabelecimento: se você pagou pelos ingredientes e eles estão indo para o lixo, o seu dinheiro também está sendo desperdiçado.

A utilização de uma estratégia de prevenção de perdas pode ajudar a reduzir drasticamente os gastos de um restaurante: pensando nisso, a Food Magazine preparou 5 dicas para você colocar em prática e diminuir os desperdícios em seu negócio. Confira a seguir:

1 - Diminua os ingredientes do seu cardápio

Ter pratos que levam ingredientes em comum no seu cardápio diminui muito as chances de perdas por baixa saída, além de agilizar o preparo das refeições na cozinha. Também é uma ótima maneira de otimizar o tempo de compra dos ingredientes, já que não é necessário procurar uma extensão de produtos específicos. 

Leia: 6 vantagens de ter um cardápio minimalista

2 - Utilize o alimento ao máximo

Tente aproveitar os alimentos por completo: utilizar as cascas e talos de legumes, por exemplo, pode ajudar a acrescentar ainda mais sabor à sua refeição. Evite descartar alimentos que não estão com o aspecto perfeito mas ainda são apropriados para consumo, como frutas, legumes e verduras que têm um formato diferenciado ou apresentam pequenas deformidades em sua superfície.  

 

3 - Armazene todos os ingredientes da forma adequada

É essencial que todos os produtos sejam armazenados em locais secos e arejados que não tenham incidência do sol. Para alguns alimentos, pode ser interessante investir em equipamentos como refrigeradores comerciais: dessa forma, não haverá o risco de os ingredientes estragarem antes do prazo de validade.

4 - Mantenha um controle de estoque

Seja através de softwares ou de forma manual, é importante ter uma visão geral dos produtos disponíveis na despensa, assim como é essencial saber quando existe a necessidade de reposição dos ingredientes com certa antecedência. Dessa forma, evita-se que alguns alimentos estraguem por terem sido “esquecidos” no estoque, além de evitar gastos desnecessários quando já existem produtos suficientes para o preparo das refeições.

5 - Saiba a média de clientes atendidos por dia

É importante que o restaurante tenha uma estimativa de clientes atendidos por dia, bem como em quais dias é comum que tenha mais ou menos movimento (é possível fazer uma média utilizando os 3 meses anteriores como base, por exemplo). Esse controle ajudará o negócio a entender a quantidade de produtos utilizados por dia, o que otimiza a administração do local como um todo. 

 

Embora seja impossível eliminar todas as perdas, é possível que o restaurante utilize essas estratégias para otimizar as refeições e minimizar ao máximo os desperdícios. Para que esse processo seja bem sucedido, é importante que todos os colaboradores  sejam envolvidos e se mantenham empenhados nesse objetivo.

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