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Pesquisa inédita mostra pequenos empresários com dificuldade para encontrar cliente e dinheiro

Falta de preparação se traduz em dificuldades para conseguir clientes e capital de giro, aponta levantamento do Sebrae

31/07/2014

Segundo pesquisa do Sebrae-SP, os principais problemas que os negócios enfrentam, no primeiro ano de atividades, são a dificuldade em formar uma carteira de clientes e a falta de capital de giro ou lucro.

 

“O primeiro ano é a prova de fogo. De certa forma, temos como capturar os próximos anos da empresa olhando para ele. Quanto mais dificuldades se encontra, mais visível fica a falta de planejamento”, afirma o coordenador de pesquisas do Sebrae-SP, Marcelo Moreira.

 

A pesquisa do Sebrae-SP entrevistou 2008 empresários e microempreendedores individuais (MEI) registrados entre 2007 e 2011. No levantamento, 71% deles relataram dificuldades no primeiro ano. Desses, 22% tiveram obstáculos com a carteira de clientes e 14% sofreram com a falta de capital de giro ou lucro à disposição. Problemas de administração, burocracia e mão de obra ficaram em terceiro lugar no ranking.

 

Segundo Moreira, todos esses itens demonstram falta de planejamento prévio. “Se você abre um negócio antes de saber quem é o seu cliente, por onde ele circula, é bem capaz que erre a localização. A falta de capital de giro ou lucro, por outro lado, demonstra um problema de gestão e também de planejamento, porque você pode acabar abrindo um negócio antes de descobrir onde conseguirá esse capital de giro ou ainda acabar gastando todo o dinheiro de forma incorreta”.

 

Dicas

 

Planejamento é bom, mas não é tudo - gestão empresarial e comportamento empreendedor também são pontos de atenção.

 

1. Inove

Empresas que frequentemente aperfeiçoam produtos e serviços e estão em dia com as tecnologias tendem a sobreviver por mais tempo.

 

2. Custos

Calcule detalhadamente o custo dos produtos e procure fornecedores com qualidade e preço. Acompanhe rigorosamente receitas e despesas.

 

3. Diferencial

empresas que procuram diferenciar seus produtos têm mais sucesso que aquelas que tentam competir apenas por meio do menor preço.

 

4. Informe-se

Procure se antecipar aos fatos buscando informações. Conversar com clientes, bancos, fornecedores e governo aumenta suas chances.

 

5. Objetivos

Crie uma meta para definir onde você quer chegar. Faça um plano de ações definindo o passo a passo da operação que você administra.

 

6.Acredite

Quem se deu bem acredita na sua capacidade e sacrifica-se para atingir seus objetivos. Mas também prefere perseguir riscos moderados.

Fonte: Estadão PME

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