Food Service

Notícia

Festival Gastronômico Sabor de São Paulo seleciona os melhores quitutes

Próxima etapa do concurso, que vem tendo eliminatórias em todo estado, será em São Carlos, apadrinhada pelo chef André Castro, apresentando o workshop sobre “Cozinha Autoral de Fusão”

03/07/2015

A segunda edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo está desde março percorrendo diferentes regiões do Estado e selecionando os melhores quitutes farão parte do Guia de Turismo Gastronômico oficial da Secretaria de Turismo. No próximo dia 07 de julho é a vez de São Carlos, que receberá o chef-padrinho André Castro, apresentando o  workshop sobre “Cozinha Autoral de Fusão”.

 

O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio de sua Secretaria de Turismo e em parceria com a Revista Prazeres da Mesa, percorre cada uma das 15 macrorregiões turísticas do Estado em busca de tudo aquilo que é mais saboroso e mais característico na culinária regional. Ao final das etapas terá um grande festival nos dias 14 e 15 de novembro.

 

Ano a ano, valoriza o talento, valoriza o cultivo, resgata a cultura e a história, promove o Turismo, estimula o desenvolvimento, gera riquezas. Desde que foi implantado, possibilitou a milhares e milhares de paulistas – da Capital, do Interior e do Litoral – o prazer da degustação, em eventos públicos e a preços populares, de receitas pra lá de selecionadas e que, agora, consolidam rotas turístico-gastronômicas.


As eliminatórias têm, em todas as cidades, um chef padrinho. O encontro é organizados no formato de feira, na público pode degustar os pratos selecionados e votar em favor de seu quitute preferido. Os dez pratos conhecidos em cada etapa eliminatória serão submetidos à avaliação popular e à de um júri especializado, composto pelo chefe padrinho, por jornalistas da revista Prazeres da Mesa, representantes do Senac São Paulo e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Esse júri selecionará quatro vencedores de cada macrorregião, que serão conhecidos no festival final.

 

Todas as pessoas que criam, produzem e vendem pratos com forte laço cultural com sua região de origem podem se inscrever por sua cidade - quer sejam cozinheiros, comerciantes de rua ou donos de estabelecimentos que servem quitutes típicos. A organização do evento oferecerá transporte e alojamento para os selecionados. As inscrições dos pratos já estão abertas e o regulamento pode ser consultado no site oficial do evento.

 

Para acompanhar as eliminatórias, das 17 às 21 horas, basta adquirir o ingresso, por R$ 10, na unidade a partir das 14 horas do dia da eliminatória. Essa pessoa terá direito a degustar as porções dos pratos de dez estabelecimentos finalistas e participar do voto popular. Já os interessados em participar das palestras, que serão realizadas no mesmo dia da eliminatória, às 15 horas, devem se inscrever gratuitamente abaixo, clicando na unidade de interesse.

Confira o cronograma:


7 de julho - São Carlos - Chef padrinho - André Castro 
28 de julho - Marília - Chef padrinho - André Ahn
27 de agosto - Ribeirão Preto - Chef padrinho - Raphael Despirite
15 de setembro - Barretos - Chef padrinho - Neka Mena Barreto
14 e 15 de novembro - Etapa final


 

Deixe seu comentário