Food Service

Notícia

Estudantes americanos inventam massa de bolo em spray que assa em um minuto

Ideia surgiu durante uma aula de química em Harvard

24/07/2014

Dois estudantes universitários de apenas 20 anos criaram uma massa de bolo pronta em spray que assa em apenas um minuto.

 

Batizado como Spray Cake, o produto é invenção do estudante norte-americano de Harvard John McCallum. Após uma aula sobre os elementos químicos que fazem bolos crescerem, o jovem decidiu testar se era possível usar o mecanismo de produtos como latas de chantilly pronto para injetar ar em uma massa crua de bolo.

 

Ele estudou mais a fundo a química por trás da massa de bolo, e percebeu que depois que a substância é desprendida por latas de aerossol, ela passava por um processo que libera bolhas no produto que é expelido, saindo com textura muito macia.

 

Com esse raciocínio, não seria preciso utilizar fermento ou bicarbonato de sódio: as bolhas de ar da massa, uma vez aquecidas, iriam fazer o bolo crescer. E o bolo assado rapidamente, em apenas um minuto.

 

McCallum e sua namorada, Brooke Nowakowski, passaram a testar a invenção na cozinha do dormitório universitário, até que chegaram a um produto que poderia ser vendido no mercado. O resultado foi um prêmio de dez mil dólares (equivalente a R$ 22 mil) em uma competição de projetos tecnológicos promovida pela Universidade de Harvard. 

 

A massa do Spray Cake, garantem seus inventores, pode ser preparada em micro-ondas ou forno convencional: basta apenas encher a forma e colocar para assar.

 

Os criadores do bolo em lata contam que já encontraram investidores para produzir a ideia em larga escala, mas que não têm previsão de quando sua invenção começará a ser comercializada. (Fontes: Gadoo e Uol)

Deixe seu comentário