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Dicas de como montar um cardápio ideal para o seu negócio

Saiba como destacar o seu local através de combinações especiais de cardápios

14/10/2020

Você está no processo de abertura ou reinauguração do seu negócio restaurante, há diversas decisões importantes que devem ser tomadas. Pode ir da decoração do ambiente até os serviços que serão oferecidos, pois cada detalhe pode fazer toda a diferença.

Todas essas questões citadas são importantes, porém o tipo de serviço que você oferece é o que definirá o seu restaurante, influenciando em todos os outros aspectos.

O cardápio à la carte é o mais tradicional entre todos. O termo vem do francês e significa “como exposta no cardápio” ou “como listada no cardápio”. É uma ótima opção que funciona tanto para os restaurantes mais simples quanto para os mais sofisticados.

A principal característica do cardápio é oferecer pratos previamente escolhidos e  serão preparados após o pedido ser realizado pelo cliente.

Um cardápio à la carte permite escolher o que será apresentado no estabelecimento fazendo com que o dono tenha maior controle sobre os pratos e a variedades de produtos.

Saiba como montar vários tipos de cardápio para o seu restaurante

Cardápio à la carte clássico

Esse cardápio é conhecido como o mais tradicional e possui alguns itens como:

  • Entrada;

  • Salada;

  • Primeiro prato;

  • Segundo prato;

  • Prato principal;

  • Prato intermediário;

  • Sobremesa;

  • Bebidas;

  • Destilados e demais alcoólicos; 

  • Carta de vinho, à parte.

Outro tipo de cardápio é o la carte moderno que  oferece uma experiência gastronômica bem completa.

Combinações realizadas por um cliente que não possui conhecimento poderão resultar em experiências estranhas e, por isso, é importante que os profissionais estejam bem preparados para sugerir as melhores opções de pratos ou utilizar um cardápio digital.

Nessa opção, é mais fácil sugerir pratos que melhor se complementam de acordo com as escolhas do cliente, sem contar que o uso de imagens personalizadas pode levar o cliente a escolher as melhores combinações com valores maiores.

Se você decidir oferecer um cardápio à la carte clássico para o seu negócio, é importante oferecer opções exóticas, inovadoras e combinações interessantes para os seus clientes.

Um cardápio com as mesmas opções faz com que o cliente se canse ou fique entediado do menu. Lembre-se, você tem que manter o cliente interessado em experimentar novas opções e chamar a sua atenção.

Avaliar o seu público alvo para definir os pratos e montar o cardápio é essencial.

Cardápio à la carte moderno

O cardápio moderno consiste em alguns itens como:

  • entrada;

  • salada;

  • prato principal;

  • sobremesa;

  • bebidas;

  • destilados e alcoólicos; e

  • carta de vinho, à parte.

É um cardápio um pouco menos completo comparado com o tradicional, porém possui a mesma qualidade.

A diferença nesse tipo de cardápio é que o cliente tem liberdade para escolher os pratos sem fazer combinações.

O cliente possui mais liberdade, pois nesse tipo de cardápio ele pode escolher suas próprias combinações. 

Uma dica importante: procure sempre oferecer pratos à la carte variados, com opções desde simples até as mais exóticas.

Cardápio contemporâneo

Diferente dos outros cardápios, esse modelo possui opções variadas entre porções individuais e com combos:

  • entradas;

  • saladas;

  • primeiro e segundo prato;

  • prato principal;

  • prato intermediário;

  • bebidas;

  • destilados ou alcoólicos;

  • carta de vinhos, à parte.

O cardápio contemporâneo permite que o cliente defina qual menu ou combinação/combo ele prefere. Vale ressaltar que o que os profissionais como garçons ou atendentes devem estar bem preparados e disponíveis para responder quaisquer dúvidas como indicações de menus, combos ou sugerir as melhores bebidas para acompanhamento.

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