Food Service

Notícia

CURSOS LIVRES DE GASTRONOMIA EM SÃO PAULO

Escolas oferecem cursos bacanas para os amantes de gastronomia

19/07/2014

Accademia Gastronômica

Nas últimas duas décadas a Gastronomia conquistou um grande espaço no interesse dos brasileiros e, conseqüentemente, assistimos ao crescimento do mercado como um todo, com novos ingredientes, restaurantes, empórios e mercados, eventos, escolas, mídias e profissionais especializados.

 

Também, vimos crescer o interesse pelos nossos saberes e tradições culinárias, suas histórias e o interesse pelo próprio Brasil. Tudo isso é muito lindo, muito estimulante, muito enriquecedor para todos nós, para a Nação brasileira e para a Cultura Gastronômica do nosso País, que, cada um de nós, a seu modo e a seu tempo, ajuda a construir.

 

Veja a lista de algumas instituições de São Paulo que possuem ótimos cursos. Confira:

 

ACCADEMIA GASTRONOMICA

Idealizada pelo chef italiano Giuseppe Gerundino, a Accademia Gastronomica é uma escola prática, com bancadas individuais de trabalho onde cada aluno tem à sua disposição pia, fogão, utensílios e ingredientes necessários para a execução das receitas propostas. A escola oferece 5 modalidades de cursos, nos horários da manhã, tarde e noite: Cursos Extensivos, Cursos Especiais, Aulas Monotemáticas, Curso de Formação em Gastronomia e Cursos sob Medida. Dentre os temas dos cursos, destaque para Cozinha Vegetariana, Sabores Mediterrâneos, Churrasco e Cervejas, Formação em Gastronomia, entre outros.

www.agastronomica.com.br

 

SENAC

O SENAC, famosa instituição de ensino, oferece mais de 50 cursos de gastronomia, que agradam diversos gostos e estilos. Há aulas sobre comida japonesa, pizzas, cupcakes, pães e até vinhos. Além disso, a instituição ainda oferece alguns cursos de capacitação, como o de Capacitação para Cozinheiro, Capacitação para Garçom, Formação de Baristas, Formação de Bartender, Formação de Sommelier de Cervejas, entre outros.

www.sp.senac.br

 

ESCOLA SÃO PAULO

A Escola São Paulo é famosa por oferecer diversos cursos de diferentes áreas. Na gastronomia, há curso de Degustação de Cerveja, Jardinagem Gastronômica, Alimentação Consciente, entre outros. Porém, é preciso sempre checar a programação para não perder nenhuma data.

www.escolasaopaulo.org

 

CENTRO ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA

O Centro Especializado em Gastronomia é uma escola que procura difundir a cultura gastronômica no Brasil. A instituição oferece cursos de especialização direcionados para quem já atua na área e para quem deseja se aperfeiçoar. Há ainda os chamados “cursos rápidos”, que têm duração de um dia e são ministrados por chefs conceituados, a fim de oferecer rápido aprimoramento profissional. Os cursos são divididos em três categorias: Confeitaria/Panificação, Cozinha Quente e Bebidas.

www.facebook.com/cegastronomia

 

ESCOLA DE CULINÁRIA E GASTRONOMIA NICOLAU ROSA

A Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa oferece dois cursos para os amantes da gastronomia: o Curso Básico Iniciante, que transmite aos alunos noções básicas de culinária com preparo de saladas, molhos, massas, além de abordar assuntos como higiênie, arrumação de mesas e segurança na cozinha, e o curso de Capacitação para Chef de Cozinha, que já formou mais de 500 alunos.

www.nicolaurosa.com.br

 

ESCOLA DA ARTE CULINÁRIA LAURENT

Na Escola Laurent os cursos duram cinco dias e envolvem explicações teóricas e aplicações práticas. Os módulos são abrangentes e envolvem todos os tipos de conhecimento necessários a um cozinheiro. No Básico, por exemplo, o aluno aprende a cortar legumes corretamente, fazer embalagens, arrumar uma câmara fria, usar temperos, organizar uma praça de trabalho, entre outras coisas. Já os demais módulos ensinam a trabalhar as carnes, aves, peixes, molhos, sopas e cremes, tratam de temas como cozinha molecular, a técnica de cozinhar no vácuo, saber utilizar um forno de alta precisão, organização de eventos e banquetes, entre outros. Os cursos são para no máximo 12 pessoas de cada vez e duram de 4 a 5 dias.

www.laurent.com.br

 

ATELIER GOURMAND

A escola, que oferece aulas interativas e demonstrativas para amadores e profissionais, conta com 12 estações de trabalho completas, com fogão, área de manuseio e enxoval de cozinha. Com uma grade extensa, os alunos encontram aulas (workshops) de todo o tipo nos períodos da tarde e noite. Além disso, o Atelier Gourmand oferece um curso profissionalizante, que visa proporcionar uma formação técnica de cozinheiro, exigida pela profissão de chef de cozinha.

 www.laurent.com.br

 

Fonte: O Guia da Semana

Deixe seu comentário