Food Service

Notícia

Comida di Buteco elege os melhores petiscos do Brasil

Nesta 16ª edição do festival, o desafio dos botecos era elaborar um petisco que levasse uma fruta na composição ou decoração do prato

20/05/2015

O bar

Para esta edição, o Comida di Buteco escolheu o tema frutas. Segundo a organização, a escolha se deve à questão do país ser amplo e abrigar mais de 300 espécies, abrindo um largo leque de opções de utilização. Cerca de 4,5 milhões de pessoas visitaram os bares participantes nas 20 cidades que sediaram o festival.

 

E aos poucos o Brasil vai conhecendo seus melhores botecos. Hoje é a vez da cidade de Ribeirão Preto, que descobriu ontem a noite sua melhor Comida di Buteco em 2015. Participaram 20 botecos, dos quais foram premiados os três melhores. O 3º colocado em Ribeirão Preto foi o Bar do Nei. O petisco elaborado foi a Isca da Casa: um lombo em tirinhas com molho de laranja.

 

Em 2º lugar, chegando quase lá, ganhou o Trem Caipira, com um petisco que não era só delicioso e criativo: o nome também chamou atenção. Para essa edição eles elaboraram um tira-gosto batizado como Ovni de torresmo com gosma de E.T. Lógico que quem via isso no cardápio logo se interessava em saber do que se tratava e se apaixonava pelo petisco de Mini pastel de torresmo, com molho de açaí e pimenta.

 

O grande campeão da cidade foi o Chocolate com pimenta com seu petisco Ticary, um filé de tilápia recheado com camarão e catupiry, empanado crocante ao molho de maracujá.

 

Ticary, petisco do Chocolate com pimenta 

 

Ganhadores de Manaus

 

O povo de Manaus mandou muito bem e foram presença frequente nos botecos participantes que, além de tudo, exploraram muito bem o tema e as frutas regionais, como o açaí e cupuaçu, por exemplo.

 

O 3º lugar foi para o Galvez Botequim e sua deliciosa Bruschetta Amazônica: bruschettas de queijo coalho de búfala e tucumã. O 2º lugar levou o Calçada Alta com um Bolinho de bacalhau especial da casa. A fruta está no molho especial feito com cupuaçu.

 

Porém, o grande vencedor foi um dos botecos estreantes do Comida di Buteco: o Buteco Ovelha Negra, que criou uma Mini Kafta de carne com farofa Amazônica, que leva ovo, castanha da Amazônia e tucumã.

 

Mini Kafta de carne com farofa Amazônica, do Buteco Ovelha Negra 

 

Os melhores de Campinas

 

Campinas (SP) teve 24 botecos participantes. Em 3º lugar vem o Bar Preste Atenção e o petisco intitulado Lulu Carabina, um lanche com bife de frango, acompanhado com queijo brie, figo, copa, rucula, azeite e mel.

 

Já o 2º lugar, quase campeão de Campinas, foi para o boteco Quiosque da Horta, que criou o petisco Canapé Louca, uma porção de Canapés com carne louca e vinagrete de caqui Fuyu.

 

Mas o grande campeão de Campinas e que leva o titulo de boteco exemplo é o Buteco Rancho Vô Joaquim.  Eles venceram com o petisco Canudinho de pernil, um canudinho a base de cachaça, recheado com pernil em cubos, servido com banana chips.

 

Canudinho de pernil, do Buteco Rancho Vô Joaquim

 

Premiados de Belo Horizonte

 

O bar "Já To Inno" se sagrou bicampeão, com o petisco “Já To Innrolando”, conquistando mais uma vez, o primeiro lugar. No ano passado, o estabelecimento, que fica no Barreiro, também venceu a competição.
 

O Já tô innrolando é um enrolado de carne recheado com bacon, queijo, maçã e especiarias, acompanhado de batatas ao murro gratinadas com creme de queijo e geleia de morango picante reduzida com rapadura.

 

O Bar da Adriana ganhou o segundo lugar com o prato Filé da Dri, um filé mignon de porco, farofa de banana com bacon e lingüiça e mandioquinha frita. Acompanha geleia de abacaxi.

 

O Bar do Dedinho ficou com o terceiro lugar apresentando a Carmem Miranda, um pernil com Catupiry e abacaxi, tulipas de asa com molho de laranja.

 

Acompanhe os resultados em:http://blog.comidadibuteco.com.br/

 

Deixe seu comentário