Food Service

Notícia

Cervejaria com rótulos próprios oferece modelo de franquia

A fábrica da Antuérpia possui uma capacidade produtiva para 200 mil litros dos mais diversos estilos, dos quais 70% é dedicada aos rótulos próprios

23/04/2019

Aberta em Juiz de Fora (MG) e com fábrica localizada no município de Matias Barbosa, a Cervejaria Antuérpia foi criada inicialmente para suprir a necessidade dos restaurantes de Célio e Saulo Oliveira, pai e filho que buscavam uma cerveja artesanal única, com estilos e personalidade marcantes. Foi então que o Saulo, após abrir uma Antwaarpse Pale Ale, convenceu Célio de que o caminho era fabricar suas próprias bebidas. Para batizar o novo negócio, escolheram o nome da região belga onde produzem a cerveja que haviam acabado de degustar: Antuérpia.

 

Com 10 anos de existência, a marca possui uma capacidade produtiva para 200 mil litros dos mais diversos estilos.  A fábrica tem hoje 70% do seu potencial produtivo dedicado aos rótulos próprios (140 mil litros/mês), sendo o restante utilizado pelas principais marcas ciganas do Rio. Ao todo, já são 22 rótulos e 15 premiações em festivais importantes como Mondial de La Bière e Copa Cervezas de Americas. Em 2017, a empresa passou por um processo de reformulação do modelo de negócio da marca, passando a investir mais na fabricação própria. Em pouco mais de um ano, saiu de uma produção de apenas 30% Antuérpia (e 70% para marcas ciganas), para 70% a 30%.

 

Além disso, a empresa passou por uma evolução em sua identidade, com o objetivo de fortalecer o vínculo emocional com o público e tornar-se cada vez mais evidente no mercado cervejeiro. Essa reestruturação foi planejada para a marca conquistar novos mercados. E, deu certo! Em 2018, o faturamento aumentou 300% em relação ao ano anterior.  Já para 2019, a expectativa é dobrar essa porcentagem. Já referência em Minas Gerais, a Antuérpia também está se consolidando em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Visando crescer ainda mais no mercado, a empresa está investindo na criação do modelo de suas franquias. O objetivo é expandir a marca para outros bairros e estados do Sudeste, com a ampliação de tap room, ou seja, bares próprios da cervejaria.  Atualmente, já existe um em Vitória (ES).

 

Formatado pelo Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP), o modelo de negócio consiste em duas estratégias: lojas de ruas e pontos nos principais shoppings da região Sudeste. Segundo Saulo Oliveira, diretor comercial da Antuérpia, o modelo tem potencial para dobrar o valor da marca. “Queremos levar para todos os franqueados uma boa oportunidade financeira por meio de um ótimo produto. Mas, não é só isso! Desejamos entregar um conceito, uma maneira de contribuir com mercado de forma agradável”, explica Saulo.

Deixe seu comentário