Food Service

Notícia

Agricultura orgânica é tema de debate durante a programação da Food Hospitality World

Amanhã, dia 17, será apresentado o workshop “Biofood Made in Italy”, que discutirá assuntos como técnicas de cultivo e processos de certificação

16/03/2015

A Bioagricoop, organização sem fins lucrativos fundada em 1984 como uma cooperativa para contribuir ativamente na disseminação das inovações na área de agricultura orgânica, estará presente na Food Hospitality World | Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade, comum espaço dedicado à apresentação de tecnologias de cultivo e produção de alimentos orgânicos.

 

Durante a feira, que será realizada de 16 a 18 de março de 2015, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, a Bioagricoop apresentará, com exclusividade para o mercado nacional, o projeto Organicity, programa aprovado e co-fundado pela União Europeia e o Governo Italiano, e patrocinado pela Expo Milano 2015, que visa divulgar globalmente os produtos orgânicos parte da regulamentação da U.E. (834/ 2007 e 889/2008). Com vagas limitadas, o evento é dirigido aos profissionais das áreas de nutrição, chefes de cozinha, mídia e formadores de opinião. O workshop “Biofood Made in Italy” acontecerá no dia 17 de março, às 14h30, com o palestrante Lorenzo Boni.

 

Com foco nos produtos da dieta mediterrânea, tais como azeite de oliva extra virgem; cereais e produtos relacionados como massas, pães e doces; frutas e vegetais transformados como molhos, geleias, compotas e cafés; leite e derivados; vinho orgânico; carne vermelha e frios, os três principais objetivos do projeto, que terá duração de 36 meses, sendo finalizado em 2017, são: informar os consumidores e promover as características da produção orgânica; disseminar o conhecimento no mercado em relação às marcas de fazendas com produção orgânica e em como o consumidor pode reconhecer e comprar os produtos de forma consciente; e, por fim, motivar importadores, distribuidores e restaurantes na utilização destes produtos.

 

Além das certificações e processos produtivos vigentes na U.E., que regem a agricultura orgânica, os princípios por trás destes produtos podem ser resumidos em: utilizar as melhores práticas ambientais, manter a biodiversidade, preservar recursos naturais, respeitar o bem-estar dos animais, utilizar sustâncias e processos naturais e evitar produtos químicos e organismos geneticamente modificados.

 

Durante o workshop serão discutidos temas como elementos essenciais da produção orgânica (gerenciamento da fertilidade do solo, como escolher espécies e variedades, rotação multianual, técnicas de cultivo e reciclagem de materiais orgânicos); como gerenciar uma fazenda de agricultura orgânica; alimentos orgânicos processados (como garantir a integridade e qualidade); os processos de certificação e a importância das marcas e logos, dentre outros.

 

As inscrições para o workshop Biofood Made in Italy serão realizadas no local do evento.

Deixe seu comentário