Food Service

Notícia

5 truques para fazer o cliente abrir o e-mail marketing da sua empresa

Veja o que empreendedores devem fazer para fazer para atrair seus clientes e consumidores em potencial pela internet

25/11/2015

O e-mail marketing, ou o envio em massa de mensagens eletrônicas, foi uma das primeiras ferramentas de marketing digital já criadas. A prática não é uma unanimidade. Há quem defenda que os e-mails custam dinheiro e não são muito eficazes. E que, aliás, mais irritam clientes em potencial do que servem como chamariz para compras.

 

Para Kimanzi Constable, especialista em marketing digital, as opiniões desfavoráveis fazem sentido. Em sua opinião, o problema é que empreendedores usam o recurso em excesso. E que, usado com parcimônia e com conteúdo útil, o e-mail é um bom recurso de atração e retenção de clientes.

 

Em reportagem, publicada originalmente na "Entrepreneur", Constable lista o que empreendedores devem fazer para fazer seus clientes (e consumidores em potencial) abrirem seus-emails:

 

1. Não pegue pesado

Para conquistar clientes, empreendedores devem ser relevantes. E ninguém é relevante bombardeando as pessoas com e-mails. As pessoas até podem abrir suas primeiras mensagens, mas é possível que elas se irritem, por melhores que sejam as ofertas mostradas no e-mail, simplesmente porque você está lotando a caixa de mensagens delas.

Um fluxo muito grande de correio eletrônico também pode fazer com que suas campanhas parem no spam. Constable afirma que um e-mail marketing por semana, no máximo, é o número ideal de disparos para qualquer empresa.

 

2. Direcione suas mensagens

Os disparos de e-mails marketing, quando terceirizados, custam dinheiro. Caso haja verba para isso, aposte em campanhas mais direcionadas aos interesses de seus clientes. Pesquise os hábitos de compra deles e ofereça-os produtos que realmente interessam.

 

3. Aposte em promoções

É improvável que um empreendedor ofereça promoções com regularidade. Mas, sempre que houver a oportunidade, ofereça descontos em algum produto da newsletter. Para levar seus destinatários a abrir a mensagem, mostre no assunto do e-mail que sua empresa está com produtos mais baratos.

 

4. Mostre os preços

Esta dica é mais voltada para que os clientes cliquem em suas mensagens sempre que elas chegarem. Ao abrir seu e-mail pela primeira vez, o consumidor tem que gostar do que viu. Constable diz que é essencial mostrar os preços dos produtos na newsletter. Ao não mostrá-los, pode até ser que uma maior quantidade de pessoas seja levada para a página de compra do seu site. No entanto, isso não aumentará o porcentual de compras da sua empresa.

 

5. Sem poluição visual

Mais um truque para que os consumidores sempre cliquem nas mensagens. Use entre oito e 12 itens em suas campanhas. Ao usar um número menor, é possível que nenhuma oferta atraia a atenção do cliente. Já quem ultrapassa o mostruário de 12 faz com que os e-mails pareçam poluição visual, de acordo com o especialista.

 

Fonte: PEGN

 

Deixe seu comentário