Food Service

Notícia

Você sabe o que considerar na hora de comprar equipamentos para sua padaria?

A escolha de um bom forno a gás é um dos fatores mais importantes

04/10/2017

Modernizar os equipamentos é um fator estratégico para o sucesso de qualquer padaria. Bons investimentos requerem planejamento e se provam rentáveis de médio a longo prazo, garantindo também a satisfação dos clientes.

 

A escolha de um bom forno a gás para a sua padaria é um dos fatores mais importantes dessa conta. Afinal, os fornos são utilizados para assamento de diversos alimentos, algo fundamental nas padarias modernas. O uso do gás GLP pode ser a escolha mais econômica e eficiente para o seu negócio.

 

Vale lembrar que fornos tecnologicamente obsoletos consomem mais energia. Já os fornos novos geram redução de custos com manutenção, aumento da produtividade e melhor aproveitamento da mão-de-obra.

 

Diante das novas opções do mercado nacional de equipamentos, vale a pena considerar a troca de fornos elétricos por fornos a gás para sua padaria.

 

Os fornos turbo combinados a gás, por exemplo, garantem tempo de assamento menor e 50% de economia em relação aos elétricos segundo informações da fabricante Prática, que trabalha com as duas linhas.

 

 

O que são fornos turbo combinados?

Os fornos turbo combinados a gás estão disponíveis em opções de 10, 20 e 40 GNs (bandejas gastronorm). Servem tanto para panificação quanto para outros assados, grelhados e gratinados, sendo muito versáteis. Cada forno combinado representa, no mínimo, 4 bocas de fogão. 

 

Além do calor,  agregam vapor e um sistema de ventilação interna que garante menor perda de temperatura. O resultado é o melhor assamento em menor tempo, além da melhora das propriedades organolépticas, ou seja, a conservação dos nutrientes, cor, textura, perfume e sabor dos alimentos. 

 

Qual o poder de cocção?

Segundo Valentino Saccardo, responsável pela marca italiana Unox, comercializada pela Engefood no Brasil, os fornos a  gás são tão rápidos quanto os elétricos no quesito aquecimento.

 

Isso acontece devido ao sistema “blower” (turbina) e por meio da modulação de potência, com oscilação de +/-2°C. “Isso garante maior qualidade de cocção inclusive para produtos mais delicados, como os de confeitaria”, afirma.

 

Mas os fornos a gás são mono-temperatura, não?

O fator mono-temperatura pode ser uma vantagem. Principalmente considerando que os fornos a gás de hoje contam com alta tecnologia, assam em até metade do tempo, contam com acabamento em aço inoxidável e são verdadeiros aliados da produtividade. 

 

“Nos grandes centros urbanos, as padarias precisam ampliar os estoques de produtos. Assim, um empresário pode ter melhores resultados usando dois fornos a gás pequenos do que um forno elétrico com várias câmaras”, diz José Ângelo de Sousa Jr, diretor de panificação da Prática.

 

Conheça os melhores fornos a gás para padarias

Pronto(a) para conhecer algumas das melhores opções de fornos a gás para a sua padaria? Preparamos um pequeno guia de aparelhos para você! Confira a seguir.

 

Prática – Linha Technipan

Fornos turbo a gás G200, G250, G500 – para padarias de médio e grande porte.

Totalmente em aço inoxidável e câmaras com cantos arredondados. Ocupam menos espaço, pois ficam na vertical. Isolamento térmico com lã de rocha. Contam com vidro duplo, controle de temperatura e reversão de turbina.

Engefood/Unox – Linha BakerTop Mind.Maps

 

Fornos turbo a gás dos modelos XEBC-10EU-GPR, com 10 bandejas para padarias de grande porte, ou XEBC-06EU-GPR, com 4 bandejas para padarias de menor porte. 

 

Elvi – Linhas Callejo HD 700 e 900 – padarias de menor porte.

Os fornos FOGHD 700 e FOEHD 700, 3 GNs, feitos de aço inoxidável. 

 

Rational –Linha Self Cooking Center Tipos 61 e 101, de 6 e 10 bandejas.

Substitui grelhas, frigideiras, panelas e fogões, sendo capaz de receber alimentos crus, congelados, quentes e semicozidos; preparando ao mesmo tempo produtos diferentes como snacks, pães, bolos, biscoitos, salsichas grelhadas, omeletes e panquecas.

Tem um sistema autônomo que toma decisões necessárias para deixar o produto no ponto, como ajustar a temperatura e o tempo de cocção. Limpeza automática programável.

 

Deixe seu comentário