Food Service

Notícia

Startup goiana ganha prêmio com aplicativo para dividir conta em bares

Programa oferece soluções aos clientes e gerando um bom retorno para os donos dos estabelecimentos

16/12/2014

Empresários de Goiânia foram venceram o Concurso Nacional de Startups deste ano com o aplicativo “Tippz Mobile”, que facilita a divisão de contas para clientes em bares e restaurantes. O grupo concorreu com mais de 600 projetos de todo o país e, com a 1ª colocação, conquistou prêmios em serviços como consultoria jurídica, assessoria de imprensa e infraestrutura.

 

O aplicativo, disponível nas plataformas Android e iOS, foi lançado em 2013 e já foi baixado por mais de 60 mil pessoas, segundo os empresários. O programa possibilita que o usuário encontre bares e restaurantes na região, veja o cardápio de estabelecimentos parceiros e, durante a visita ao local, anote em tempo real o consumo de cada pessoa na mesa. Se um mesmo produto for destinado a mais de uma pessoa, por exemplo, basta selecionar o ícone de quem vai rachar o item e o valor é somado à conta de cada um.

 

Entretanto, conforme relata o diretor executivo do Tippz, Vandré Sales, o programa vai além da divisão de contas. É que, a partir do uso dos clientes, os empresários coletam informações que refletem o comportamento das pessoas como idade, quem são seus amigos e o que consomem. As informações são oferecidas aos proprietários de bares e restaurantes, além de indústrias do ramo de bebidas para a formulação de estratégias de vendas.

 

Essa foi a forma encontrada pelos empresários para “monetizar”, ou seja, lucrar com o aplicativo, que é gratuito para download. Porém, para aqueles que se sintam desconfortáveis com o uso de seus dados pelas empresas, Vandré esclarece que os usuários não deixam de ser beneficiados, pois, podem receber promoções personalizadas, de produtos que realmente os interessem. “Não é uma propaganda gratuita, é um desconto, um brinde, uma exclusividade”, garante.

 

Para o empresário Lucas Marques Horbylon, proprietário de um bar na capital, a parceria com a Tippz vem gerando um bom retorno. “Abre novas possibilidades para nós empresários”, avalia. “É interessante a pessoa verem o cardápio online, ver a foto. Já mostra a qualidade dos nossos produtos”, completa. Ele aponta ainda como ponto positivo a possibilidade do cliente avaliar o estabelecimento, oferecendo um feedback ao empresário por meio do aplicativo.

 

Startup

Fora do eixo de maior concentração de startups no país (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), os empresários goianos balanceiam ônus e bônus no lançamento do aplicativo em Goiânia. Dentre os pontos negativos apontados pelos criadores do Tippz estão a falta de investimentos públicos e o difícil acesso aos grandes clientes.

 

Por outro lado, eles consideram que a caiptal goiana tem características que facilitaram na conquista tanto dos usuários, quantos dos estabelecimentos pareceiros. “Goiânia, junto com Belo Horizonte é considerada capital dos bares e restaurantes. Para quem está nesse mercado é um laboratório excelente”, avalia Vandré Sales.

 

Ainda assim, eles consideram que o produto não é limitado aos goianos já que existe como solução a um problema comum a qualquer cliente ou proprietário de bar e restaurante. “O problema que a gente tenta resolver aqui em Goiânia é mesmo em qualquer lugar do Brasil e até do mundo”, afirma o diretor executivo, já indicando que os empresários vislumbram desbravar novos mares em um futuro próximo. (Fonte: G1)

Deixe seu comentário