Food Service

Notícia

Sirha, considerada a Copa do Mundo da Gastronomia começa hoje pela primeira vez na América Latina

Encontro internacional dos grandes Chefs e da indústria de gastronomia e hotelaria acontece entre 14 de 16 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica

14/10/2015


        

O Sirha é hoje o evento de referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo, reunindo a cada dois anos cerca de 189 mil profissionais do setor e 3045 expositores e marcas internacionais na cidade francesa de Lyon, onde começou. Desde 1983, ano de sua criação, o Sirha é dedicado a levar soluções e inspiração, e apresentar e discutir tendências com profissionais de mercado que estão concebendo o futuro dos serviços de alimentação. 

 

Como parte de seu desenvolvimento internacional, após Sirha Genebra e Sirha Istambul, e em breve Sirha Budapest e Sirha México, é lançado o Sirha Rio, o primeiro evento deste porte a ser realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Acontece de 14 a 16 de outubro de 2015, no Centro de Convenções SulAmérica, com expectativa de 80 expositores e marcas brasileiras e internacionais, e mais de dez mil visitantes. 

 

A companhia francesa GL events, líder mundial no setor de eventos, é a responsável por trazer o Sirha ao Brasil e também pela realização das demais edições internacionais. O Grupo iniciou operações no Brasil em 2006, quando assumiu a gestão do Riocentro. Desde então, o grupo cresceu e atualmente administra um portfólio de 12 empresas que inclui ainda a HSBC Arena, no Rio de Janeiro, único espaço no país que obedece aos mais rígidos padrões internacionais, e o São Paulo Expo, centro de exposições que passa por uma ampla reforma. 

 

Único conglomerado a operar em toda cadeia de eventos na América Latina, a operação brasileira da GL events trabalha com quatro linhas de negócios distintas, reproduzindo o modelo de negócios da matriz. A GL events Live abriga a área responsável pela concepção, produção e realização de eventos; a Fagga | GL events Exhibitions responde pelos projetos de organização e produção de feiras de negócios e a GL events Venues faz a gestão de espaços para eventos. O Brasil é o primeiro país a operar uma linha de negócios adicional, a GL events Hospitality — que atua principalmente na gestão de atividades hoteleiras, alimentos e bebidas. 

 

O grupo fechou 2014 com faturamento de 939 milhões de euros e está presente em 53 cidades espalhadas por 19 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com quatro mil colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos. 

 

Em sua última edição em Lyon, em janeiro de 2015, o Sirha teve a presença de mais de 19 mil chefs, em 130 mil m² de pavilhão, com 3.045 expositores e marcas e mais de 189 mil visitantes profissionais vindos do mundo inteiro.

 

Há alguns anos, o Sirha se desenvolve internacionalmente, sempre levando consigo o seu DNA, que engloba:

- Uma oferta completa e inovadora de produtos e marcas;
- Eventos e concursos de prestígio;
- O local de encontro de grandes Chefs; 
- Revelação de novas tendências. 

 

A direção geral do evento é da francesa Marie-Odile Fondeur. 

 

O Sirha no Rio trará uma oferta completa e inovadora para seduzir os dez mil visitantes profissionais que são esperados: 80 expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação, desde produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, artes da mesa, decoração, produtos regionais brasileiros, e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

 

Além dos expositores, concursos gastronômicos de tradição, como o Bocuse D’Or e a Coupe du Monde de La Patisserie, e um debate sobre tendências do setor, o Sirha World Cuisine Summit, fazem parte da agenda do evento. 
Jérôme Bocuse, Chef, filho e discípulo de Paul Bocuse, é presidente honorário do Bocuse D’Or. 

 

No Brasil, Claude Troisgros foi o nome escolhido como Presidente do Sirha Rio, enquanto Laurent Suaudeau está à frente do concurso Bocuse D’Or e Philippe Brye preside a Coupe du Monde de la Patisserie. 
Frédéric Loeb, especialista em tendências gastronômicas na Europa, virá ao Brasil apresentar o Sirha World Cuisine Summit, painel com as principais previsões para o setor e debaterá com líderes de opinião locais. 

 

“Estou imensamente orgulhoso em poder apresentar a primeira edição do Sirha Rio. Esta exposição e feira de negócios oferecerá uma oportunidade ímpar para que tomadores de decisão nas indústrias de hotelaria e de serviços de alimentação possam enriquecer as suas ofertas de serviços, descobrir os mais novos conceitos e as tendências mundiais, além de assistir e competir em concursos e participar de eventos paralelos”, comenta Claude. 

Deixe seu comentário