Food Service

Notícia

Sete dicas para montar uma cozinha profissional

Saiba quais são os cuidados e equipamentos para melhor aproveitamento da sua cozinha

22/11/2016

Se você possui um restaurante ou está pensando em abrir um negócio no ramo da gastronomia, saiba que principal produto do empreendimento, a comida, precisa de um lugar especial e totalmente seguro para ser preparada.

Por isso o arquiteto da Cozil, Renato Feroldi, dá sete dicas valiosas para quem deseja montar uma cozinha industrial e iniciar um grande negócio de culinária.

- Patru -  equipamento colocado entre o fogão e o espaço em que o garçom busca a comida. Serve como uma estufa, onde o prato que terminou de ser feito permanece aquecido até a vinda do garçom. Também há uma parte que ajuda a manter a temperatura adequada para saladas.

- Coifa – É ideal que utilizem a que possui um sistema que lava a fumaça e joga para fora, pois geralmente a saída do equipamento em um hotel, por exemplo, fica perto da janela de um apartamento.

- Não tenha armários fechados. Tudo fica aberto para facilitar a visualização dos utensílios.

- Forro tem que ser de PVC lavável

- A luminária tem que ser protegida. Caso uma lâmpada estoure, nada caia nos alimentos que estão sendo preparados.

- Piso tem que ser antiderrapante para evitar acidentes de trabalho na correria dos funcionários. De preferência o material tem que ser cerâmica.

- Geladeira com vidro, para que não haja perda de tempo procurando o que se quer e nem gasto de energia com ela aberta.

- A definição de como serão servidas as refeições mudam todo o projeto. Cada forma tem suas especificações e necessidades. O sistema à la carte, por exemplo, exige que ao lado do fogão já tenha um freezer ou refrigerador com os bifes cortados e organizados para que o funcionário possa ser mais ágil no momento de fritá-los. Já no sistema self-service essa preocupação não é primordial.

 

 

 

Deixe seu comentário