Food Service

Notícia

Segunda edição do Sirha Rio acontece de 4 a 6 de outubro, no Riocentro

Versão brasileira da maior feira de gastronomia, foodservice e hotelaria do mundo receberá mais de 100 expositores e marcas e um público esperado de 12 mil pessoas

28/09/2016

O Sirha Rio, maior evento de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo, produzido pela Fagga | GL events Exhibitions, terá sua segunda edição no Rio de Janeiro. O crescimento do salão levou sua realização para o Riocentro, centro de convenções na Barra da Tijuca, onde acontecerá de 4 a 6 de outubro de 2016. Lá serão apresentados os lançamentos no setor de foodservice, concursos gastronômicos com reconhecimento internacional, chefs renomados brasileiros e estrangeiros, palestras, entre outros eventos.

 

O prestigiado chef Claude Troisgros é o Presidente do Sirha Rio. A direção geral do evento fica por conta da francesa Marie-Odile Fondeur. “É um grande prazer realizarmos a segunda edição do Sirha no Brasil com um crescimento significativo da feira. Os setores de foodservice e hotelaria crescem cada vez mais no país e o evento atende a uma verdadeira demanda do mercado”, avalia.

 

A expectativa da Fagga | GL events Exhibitions é de um crescimento de 30% na visitação em relação à primeira edição, totalizando mais de 12 mil visitantes durante os três dias. Nesta edição, serão mais de 100 expositores e marcas. Em 2015, o público foi de 9.436 pessoas. 

 

O evento se dividirá entre a área de expositores; a de concursos – Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie, dois dos mais prestigiados do mundo; o auditório - que incluirá a programação do inédito Seminário de Hotelaria e o Mesa ao Vivo, “reality show editorial” da revista Prazeres da Mesa, entre outros; e a área de animação.

 

Vânia Tavares, diretora da Fagga | GL events Exhibitions, acredita que o evento é uma ocasião única tanto para os expositores quanto para os visitantes: “Preparamos o Sirha-Rio para pessoas focadas no mercado, genuinamente interessadas em acompanhar as tendências do segmento. É uma oportunidade para conhecer as novidades em produtos e serviços e para investir em network, já que estarão presentes os principais nomes e marcas do mercado”.

 

 

Bocuse d’Or Coupe du Monde de la Pâtisserie – Brasil entre os melhores do mundo

 

Os concursos de alta gastronomia e confeitaria que acontecem durante o Sirha Rio - Bocuse d’Or Coupe du Monde de la Pâtisserie - terão uma etapa regional, com participantes de diversas regiões do país. Esta novidade é uma forma de homenagear a gastronomia tão diversa do Brasil.

 

Nessa etapa regional, cada concurso terá oito candidatos. Destes, quatro serão escolhidos para a seletiva nacional, na próxima edição do evento.

 

Philipe Brye e Flávia Quaresma comandam os candidatos da Coupe du Monde de la Pâtisserie, que concorrerão nas categorias chocolate e açúcar (quatro candidatos de cada categoria). O concurso será no primeiro dia de Sirha Rio, 4 de outubro.

 

“É muito importante para o mercado da confeitaria poder contar com um concurso desse porte no Brasil. Nosso objetivo é levar esta parte da gastronomia a uma categoria artística”, observa Flavia Quaresma.

 

Os oito candidatos que buscam uma vaga na seletiva nacional que acontecerá em 2017 são: Marcele Senna da Silva (RJ), Nina Piccini (SP), Rodrigo Ribeiro (SP), Sonia Aiko Takata (DF), Victor Santificetur Romero (SP), Paulo Roberto (RJ), Leticia Barcellos de Oliveira Cruz (RJ) e Marcone Calazans (SP).

 

O júri que avaliará os candidatos é formado por grandes nomes da confeitaria nacional e internacional. O chef espanhol Javier Guillen, com passagens pelo El Bulli e Pierre Hermè, será o presidente de honra, ao lado de Diego Lozano (SP), presidente de mesa. Bertrand Busquet (SP), Francisco Santana (SP), Caio Corrêa (SP) e Gerci Trevenzolli (RJ) terminam de compor o corpo de jurados.

 

Já no Bocuse d’Or, Thomas Troisgros chega para trazer jovialidade e integrar os chefs de todo o Brasil no concurso, ao lado de Laurent Suaudeau. Ele convocou um time de peso para ajudar na busca por todas as regiões do país jovens chefs com o perfil do concurso. Onildo Rocha (João Pessoa), Victor Vasconsellos (São Paulo), Andrews Valentim (São Paulo), Fred Trindade (Belo Horizonte), Bruno Rappel (Brasília), Marcelo Schambeck (Porto Alegre) e David Jobert (Rio de Janeiro) são os fiéis escudeiros de Thomas.

 

“O Bocuse d’Or tem um alto nível competitivo e desafia tanto a evolução técnica como a criatividade dos competidores. O Brasil tem chefs de muito talento a serem descobertos, essa é a nossa busca”, conta Thomas.

 

Os oito candidatos são das cinco regiões do Brasil: Ricardo Dornelles (Porto Alegre – RS), Leonardo Modesto de Sousa (Curuca – PA), Felipe Alves Vieira (Sobradinho – DF), Rafael Andrade (Recife – PA), Rubens Gonçalo (São Luiz – MA), Luiz Filipe de Azevedo e Souza (São Paulo – SP), Marcelo Milani (São Caetano do Sul – SP), e Danilo Nakamura (Presidente Prudente – SP).

 

Um júri de peso avaliará os oito candidatos, incluindo um chef internacional como seu presidente: o franco-canadense Normand Laprise. Outro destaque é a chef Giovanna Grossi, a grande finalista que representará o Brasil na final mundial do concurso. Há pouco tempo a jovem chef foi posta à prova e agora ela mesma avaliará os candidatos. O corpo de jurados contará ainda com os chefs Leo Paixão, Manu Buffara, Maria do Céu, Agenor Maia e Geovane Carneiro. Os concorrentes cozinharão no segundo dia do evento, 5 de outubro.

 

O chef Guga Rocha mais uma vez será o Mestre de Cerimônias dos concursos.

 

 

 

Gelato

 

O último dia do Sirha Rio será gelado, com o torneio “Talentos do Gelato”, que busca incentivar criações com elementos bem brasileiros e contará com a participação de estudantes e jovens. Em duplas, os participantes deverão criar sabores que serão apresentados em diferentes formatos como uma cuba, uma torta gelada e uma sobremesa com gelato, tudo sob a tutela do mestre gelatiere Frederico Samora. Para eleger o melhor sabor, será formado um júri com técnicos e jornalistas.

 

Mesa ao Vivo

 

O maior evento de gastronomia do país, o Mesa ao Vivo, faz parte da programação do Sirha Rio e acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro. Criado há doze anos pela revista Prazeres da Mesa, é estruturado como um “reality show editorial”.

 

O público — constituído de estudantes de gastronomia, chefs de cozinha, sommelièrs, micros, pequenos e grandes empresários de produtos gastronômicos e donos de bares e restaurantes — vai atuar na confecção de um número da revista Prazeres da Mesa, participando de aulas e degustações que serão os temas da edição. Os participantes assistirão produtoras, repórteres e fotógrafos da equipe da revista em ação, trabalhando a partir de uma redação montada no local.

 

Seminário Senac de Gastronomia Saberes e Sabores: a Hotelaria Põe a Mesa

 

O Senac Nacional promoverá um seminário de gastronomia e hotelaria para profissionais do setor último dia do evento, 6. As palestras abordarão temas como “O ponto de equilíbrio em A&B”, “A valorização das culinárias regionais como patrimônio cultural e fator de desenvolvimento sustentável”, e “A sedução da boa mesa”, entre outros.

Deixe seu comentário