Food Service

Notícia

Sabores fortes e variedade de cervejas marcam a gastronomia Alemã

Os germânicos são conhecidos pela sua fartura à mesa, bem como o uso de ingredientes fortes, como carne de porco, salsichas temperadas e as famosas cervejas, que são consideradas as melhores do mundo. Dê um passeio pela cozinha alemã

01/02/2017

Terra das boas cervejas, a Alemanha é um país riquíssimo em termos de gastronomia. A cultura culinária local é conhecida principalmente pela fartura e pelo revés ao desperdício de alimentos. Devido a todos os momentos históricos conturbados que o país enfrentou, a escassez de alimentos se fez presente em muitas delas. Hoje, uma mesa farta é sinônimo de gratidão, mas também representa uma mistura de sabores que foram se encaixando ao longo do tempo e originaram a culinária Alemã atual. Entre batatas, carnes, cervejas e as famosas salsichas, você pode encontrar na Alemanha combinações sem igual de pratos que são de encher os olhos e dar água na boca. 

 

Típica culinária Alemã

Algumas curiosidades que você precisa saber sobre a cozinha Alemã é que ela é considerada a segunda melhor do mundo, perdendo somente, óbvio, para os franceses. Ela também fica em segundo lugar quando o assunto é número de restaurantes espalhados pelo país. 

Os pratos principais da Alemanha levam, quase sempre, carne de porco e batatas. Com exceção do Chucrute, é claro. Apesar de ser bastante conhecido pelo nome no Brasil, o prato é comum na terra germânica, sendo simplesmente uma conserva de repolho que acompanha quase todas as refeições. 

As marcas da história alemã se encarregaram de produzir alimentos embutidos, também muito populares no país. Como em praticamente todos os lugares, a culinária germânica varia de região para região, mas sem grandes diferenciações. Isso porque se trata de um país pequeno, então ficou mais fácil unificar a culinária local.

Salsichas

Um dos grandes atrativos e aperitivos da Alemanha é a variedade de salsichas que existem no local. Com os mais variados temperos e cortes de carne, o alimento se diferencia –e muito! – do tipo de salsicha consumida em outros países, como o Brasil, por exemplo. Veja alguns tipos, já que são muitos – mais de 1500! 

BRATWURST: salsicha de porco clara com ervas.
CURRYWURST: salsicha de porco mais rosada geralmente servida com molho de tomate e curry salpicado por cima.
WEIßWURST/WEISSWURST: salsicha branca de carne de vitela. Ela é servida com de mostarda doce. 
METTWURST: salsicha feita de carne crua temperada com cebola.

Pratos típicos

Chucrute: O Chucrute nada mais é do que uma conserva de repolho fermentado. Existem diversas maneiras de preparo do prato, mas geralmente é servido como acompanhamento.

Eisbein: O nome pode parecer difícil, mas o prato nada mais é do que joelho de porco que pode ser preparado frito ou assado. Acompanha chucrute e é servido com outras especiarias. 

Bratkartoffeln: É um cozido de batatas que leva outros ingredientes, como cebola, bacon, toucinho, alho, sal e outros temperos. 

Boulette: São bolinhos feitos com massa e podem ser doces ou salgados. O recheio mais conhecido do prato leva carne ou fígado. 
Schlachtplatte: Mais um prato que leva porco, muito utilizado na Alemanha. O Schlachtplatte é mais um prato que é feito com carne de porco, no caso, a barriga. Além disso, é acompanhado por chucrute e batata.

Cervejas

Um dos grandes símbolos da Alemanha são suas incríveis cervejas que atraem visitantes do mundo inteiro ao país. Não é para menos, já que os alemães detém da maior festa comemorativa para cerveja no mundo inteiro, o Oktoberfest. O evento acontece todos os anos, em Munique, desde 1810 e possui versões espalhas pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil. Pela fama de boa cerveja, confira algumas que são as mais populares na Alemanha. 

Erdinger Weissbier: São 30 anos de estrada da cervejaria que fica em Erding, na Baviera. A linha de cervejas vai desde as tradicionais sem trigo até sem álcool, bocks de trigo e a “Urweisse”, cerveja de trigo um pouco mais escura, produzida seguindo a receita original bávara e que vem numa garrafa clássica.
Oettinger: A Oettinger produz 25 tipos de cerveja e dez bebidas de baixo teor alcoólico. Ao longo dos anos, conquistou fama de produzir cervejas mais baratas.
Bitburger: Uma das marcas favoritas na Alemanha é a Bitburger. A sede fica em Bitburg (Renânia-Palatinado), onde a Bitburger Pils é fabricada desde 1817. Além dela, são fabricadas cervejas sem álcool e misturas com refrigerantes, o que atrai especialmente os jovens. 
Veltins: Esta marca especializada em cerveja tipo pilsen e misturas de cerveja com outras bebidas existe desde 1824 e fica em Grevenstein (Renânia do Norte-Vestfália).

 

 

Deixe seu comentário