Food Service

Notícia

Roupa de chef de cozinha: Saiba como e onde comprar sua dólmã

O uniforme do profissional de gastronomia envolve ainda outros itens como a toque blanque, avental e sapatos adequados. Confira nossas dicas na hora de escolher

19/09/2017

Além de todos os equipamentos necessários para fazer a execução dos pratos, o dia a dia de um chef de cozinha pede um item essencial: a dólmã, a roupa de chef de cozinha. Dólmã é uma palavra de origem turca que significa túnica.  A roupa hoje utilizada por chefs de cozinha, mestres confeiteiros e padeiros do mundo inteiro tem sua tradição herdada de Auguste Escoffier, o "Imperador dos Chefs" e codificador da gastronomia. No Brasil, a tradicional roupa de chef de cozinha passou a ser usada após a Proclamação da República.

 

Com um visual bastante tradicional e particular, este tipo de uniforme possui suas variedades, com modelos masculinos e femininos, opções em cores, sendo o branco mais comum, e tecidos, que precisam ser adequados à rotina. Mas como escolher e onde comprar uma roupa de chef de cozinha? Selecionamos algumas dicas para te auxiliar.

 

Modelo encontrado na Dra Cherie

 

-A dólmã não é um uniforme qualquer. A roupa de chef de cozinha tem o papel de proteger o corpo dos possíveis acidentes de uma cozinha, isolando o contato de alimentos quentes com a pele para proteger de queimaduras.

 

-Geralmente é acompanhada pela toque blanque, uma espécie de chapéu de cozinheiro, ou por faixas, no caso das mulheres, com o objetivo de também cobrir os cabelos.

 

-Dependendo do tipo de manipulação que irá fazer, esta proteção vai além da roupa de chef de cozinha, necessitando de luvas específicas que protegem de cortes e machucados mais graves.

 

-Escolha um tecido adequado, que, além da proteção, ofereça conforto. A dólmã normalmente é feita de um algodão resistente e é de fácil inversão de lapelas, caso for necessário se apresentar limpo.

 

-O tamanho certo também é importante, a roupa de chef de cozinha não pode limitar seus movimentos.

 

-Você também pode personalizar sua roupa de chef de cozinha com seu nome e do estabelecimento.

 

-Imprima seu estilo e personalidade na sua roupa de chef de cozinha. O mercado hoje oferece uma infinidade de modelos, cores e estampas que vão além do branco liso tradicional e ainda disfarçam eventuais manchas.

 

-O lenço também é muito importante para proteger o pescoço na troca de ambiente climatizado, como por exemplo, cozinha e câmeras frias. Também é feito de algodão e tradicionalmente na cor branca, mas também hoje há modelos coloridos e estampados diferenciados, inclusive combinando com outros itens da roupa de chef de cozinha.

 

-Utilize uma camiseta embaixo da dólmã para proteger a pele das costuras da roupa de chef de cozinha e reter o suor que é inevitável dentro de uma cozinha profissional.

 

-O avental é outro item que faz parte do uniforme e deve ser longo para cobrir os joelhos. Geralmente é do mesmo tecido da dólmã. A calça dever ser também de um material leve e resistente também.  Os sapatos devem ser fechados, com antiderrapante e em couro ou de borracha.

 

-Mantenha sua roupa de chef de cozinha, assim como qualquer item do uniforme, bem limpo e apresentável, pois este é também seu cartão de visita, especialmente pelo ambiente de preparo de alimento necessitar de um alto nível de higiene.

 

 

-Pesquise modelos, preços e, principalmente, a qualidade do material. Separamos abaixo algumas marcas.

 

Dra Cherie

Ateliê Uniformes

Bragard

Chef estrela

Dam Roupas

Havana Uniformes profissionais

Max Work Uniformes

Fashion Chef

Linha na agulha

San Chef

Casa dos Uniformes

 

 

 

Deixe seu comentário