Food Service

Notícia

Quais fatores motivam empreendedores a investir em restaurantes?

Saiba os principais motivos que levam as pessoas a escolher empreender na área de food service

20/02/2015

Empreendedores levam em conta diversos fatores na hora de abrir um restaurante

Quando pretendemos investir em um novo negócio, somos motivados por diversos fatores, sejam eles financeiros, emocionais ou estratégicos. Na compra de restaurantes há fatores específicos que levam os futuros empreendedores a optarem por esta modalidade de negócio. Veja a seguir os principais motivos apontados por compradores:

1 – Garantia de trabalho

A situação econômica do país pode parecer estável, mas tem seus altos e baixos. Nestes momentos de oscilações a incerteza de se manter empregado é cada vez maior. Conviver com esta insegurança de poder estar sem emprego no dia seguinte, leva muitas pessoas a investirem em seu próprio negócio e uma destas opções é comandar um restaurante.

2 – Qualidade de vida

A concorrência no mercado é acirrada e no trabalho o funcionário sofre as mesmas pressões impostas pelo mercado como cumprimento de metas, horários rígidos, ou seja, pressão a todo o momento. O alto índice de stress levam as pessoas a cogitar a possibilidade de trabalhar em seu próprio negócio. A flexibilidade de horários, o poder na tomada de decisões e mais tempo com a família, são motivos que favorecem na decisão de adquirir seu próprio restaurante. Em todo caso, é preciso conhecer bem sobre o tipo de restaurante que pretende adquirir para não se tornar escravo do seu próprio negócio.

3 – Paixão pela gastronomia

O simples e mais puro prazer pela gastronomia também é um importante motivo para a escolha deste ramo. Muitos empreendedores não pensam no investimento apenas pelo retorno financeiro, mas também por proporcionar grande satisfação em gerir um negócio que gera prazer aos clientes.

4 – Retorno financeiro

Quando o empreendimento é bem gerido o retorno financeiro é uma consequência. Com o resultado de um bom trabalho o dono do seu próprio negócio pode se recompensar com um aumento de salário. Isto nem sempre acontece quando você é o funcionário de uma empresa. Como funcionário, conseguir um aumento de salário é sempre árduo, pois exige boa produtividade, reconhecimento da empresa e um momento favorável da economia.

5 – Garantia de aposentadoria

O brasileiro passa anos e anos de sua vida financiando um sistema de aposentadoria com a esperança de se aposentar e viver com tranquilidade esta nova etapa de sua vida. Mas a realidade é bem diferente, pois o retorno deste investimento mal dá para sobreviver com dignidade. Possuir seu próprio empreendimento e através dele garantir uma boa aposentadoria é a alternativa encontrada por muitas pessoas. Além da possibilidade de deixar um patrimônio e uma fonte de renda para garantir a segurança financeira para toda a família.

6 – Controle sobre seu próprio negócio

O poder na tomada de decisões do seu próprio negócio é um fator bastante motivador para aqueles com perfil empreendedor. Muitas pessoas com este perfil tiveram que aguardar longos anos para colocar todas as suas ideias em prática, já que na empresa onde trabalhavam nem sempre tinham suas ideias discutidas e muito menos aplicadas no negócio, mesmo que você tivesse convicção de que elas trariam grandes benefícios para a empresa.

 

Fonte: GR www.gestaoderestaurantes.com.br

Deixe seu comentário