Food Service

Notícia

Pós graduação em Cozinha Avançada no Brasil

O Centro Universitário Senac lança a primeira turma do curso no país

22/10/2015

O Centro Universitário Senac referência na área de gastronomia, lança a pós-graduação Cozinha Avançada: tecnologias e ciências aplicadas à gastronomia. 

 

O curso, o primeiro do país, mistura ingredientes e técnicas, que proporcionarão ao aluno conhecer desde as reações químicas resultantes das misturas de alguns alimentos até o domínio no uso de equipamentos de ponta.

 

A nova pós-graduação é voltada para profissionais formados ou que atuam no segmento de alimentação, como gastronomia, alimentos e bebidas e nutricionistas. 
Profissionais graduados em outras áreas devem demostrar habilidade técnicas de cozinha, avaliadas em teste prático. 

 

Cozinha Avançada traz conceitos fundamentais, além de elaboração e preparação de comida com a ajuda da alta tecnologia e o emprego da ciência. 
Segundo Zenir de Melo Ferreira, diretora de pós-graduação e extensão do Senac, o curso conta com uma importante parte teórica, mas é essencialmente prático. 

 

“Durante a pós-graduação, o aluno terá como desafio quatro tipos de eventos, situações propostas na cozinha, com objetivos diferentes. Isso possibilitará a ele mostrar tudo que aprendeu em sala de aula”, conta. 

 


Mercado 

na contramão da crise, o segmento de alimentação continua com números positivos, como mostram pesquisas recentes. 
Um estudo da Consultoria Especializada em Food Service (ECD) apontou que o setor cresceu 20% no ano passado (2014). 

Esse levantamento também indicou que a procura por profissionais da área, principalmente de alta gastronomia, tem aumentado. 
Outro dado que corrobora com a expansão deste mercado, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), é que a população gasta quase um terço do seu orçamento com refeições fora de casa. 

 


Pós graduação 

O Centro Universitário Senac oferece 102 cursos de pós-graduação para o primeiro semestre de 2016, sendo 81 presenciais e 21 a distância. 
Os cursos presenciais são ministrados em mais de 20 unidades do Senac, entre capital, litoral e interior do Estado de São Paulo e em seus três campi: Santo Amaro, em São Paulo, Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior. Já os cursos a distância, ideais para quem não dispõe de tempo para deslocamento, contam com a maior rede de ensino a distância do país, com 251 polos em 26 estados brasileiros. 

 

A instituição foi qualificada com a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) em julho de 2015. 
A classificação vem para reforçar seu diferencial, que há 25 anos trabalha para desenvolver o potencial empreendedor no processo de aprendizado, aliando teoria à prática e proporcionando a internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais.

 

Deixe seu comentário