Food Service

Notícia

Paixão por Batatas

Especialmente frito, o ingrediente é indispensável na mesa do brasileiro e carro-chefe de muitos estabelecimentos. A Golden Foods, apostando na demanda deste segmento, transformou-se na maior importadora de batata pré-frita congelada do Brasil

24/05/2016

Foto: Divulgação - Golden Foods

O brasileiro é apaixonado por batatas. Em setembro de 2011, estimava-se que o Brasil ocupasse mais de 171 mil hectares apenas com a plantação do tubérculo. Isso, em termos de produção, totaliza aproximadamente 2,6 milhões de toneladas. E mesmo assim, no período da seca (de abril a julho) a população pode enfrentar problemas de muita demanda e falta de oferta. 

Sabendo dessa paixão nacional e da indústria insuficiente, Gilberto Monteiro, profissional hoje com 37 anos de bagagem no ramo alimentício e que já atuava com a empresa de congelados Golden Foods há seis anos no País, teve um insight: por que não oferecer o produto congelado, preservando a crocância e garantindo maior durabilidade? Assim, a Quality Fries, marca própria de fritas congeladas, nasce, em abril de 2012, e torna-se a maior importadora de batatas do Brasil– e também o produto de maior sucesso da franquia.

Responsável por todas as etapas do processo – desde a importação até a distribuição, passando pela armazenagem e comercialização, a empresa tem sua sede no Rio de Janeiro, que conta com 30 funcionários, além de franquias espalhadas pelo Brasil. Seus centros de distribuições estão distribuídos em regiões estratégicas e seus distribuidores têm acesso aos produtos através de representantes comerciais, redes cash and carry e retail, levando-os aos operadores finais, como bares e restaurantes.

Como a distribuição funciona em todo o território nacional e, desde 2015, internacional também, os cuidados com o armazenamento e transporte são levados muito em consideração. A carga é resfriada a uma temperatura constante de -18ºC, com a montagem de carga paletizada ou estivada, sendo controlada na entrada e na saída. Aliás, os cuidados estão presentes em todo processo, inclusive na escolha da matéria-prima mais adequada, que é certificada pela equipe de survey e de controle de qualidade. Tudo milimetricamente observado e acompanhado.

Além de batatas, a Golden Foods oferece mais de 80 produtos no mercado, divididos entre batata pré-frita congelada; carnes (carne bovina, cordeiro, coração de frango); pescados; vegetais congelados, batata em flocos e anel de cebola. Os destaques ficam por conta do Cordeiro Prime Golden Foods, produzido no Uruguai; a Batata Premium Coated, com maior duração da crocância; os anéis de cebola que utilizam a massinha do vegetal ao invés do próprio in natura, prolongando o sabor; e o peixe Panga, versátil, já higienizado e filetado.  A empresa importa, por ano, mais de 60 toneladas de alimentos.

Mesmo com os desafios econômicos do País, a Golden Food segue tendo um crescimento de mais de 20% ao ano. “A crise econômica, na verdade, pode ser encarada como oportunidade. Inovar, lançar novos produtos e soluções para o ramo de alimentos tornam-se uma obrigação. Ninguém deixa de se alimentar, o importante é identificar a migração do costume do consumo e o novo comportamento do mercado”, afirma Monteiro.

As apostas para o crescimento do mercado de batatas especificamente também são grandes. “A velocidade no preparo, a padronização do corte e economia (de tempo, mão de obra, e ausência de desperdícios) são fatores que influenciam no crescimento desta categoria. Além disso, a cada dia que passa, o consumidor brasileiro entende melhor o que é qualidade em batatas e deseja produtos com essa característica”, aponta o diretor. Hoje a empresa atua em feiras gastronômicas como a APAS, e entrou também para o setor de food trucks – oportunidade rentável e moderna ao mesmo tempo.

 

Deixe seu comentário