Food Service

Notícia

Óleo em pó no Brasil dispensa matéria prima importada

Alibra é a primeira empresa brasileira a utilizar tecnologia de produção via spray drier para produzir óleos vegetais em pó

01/03/2016

 

A Alibra é a primeira empresa brasileira a utilizar a tecnologia de produção via spray drier para produzir óleos vegetais em pó. Eles são provenientes das mais variadas fontes de óleos vegetais como soja, canola, girassol, linhaça e coco. O óleo em pó atende a uma crescente demanda do mercado brasileiro, pois até então os custos de utilização do produto eram mais altos, porque as indústrias precisavam importar de outros países.

 

 

Segundo a Gerente de Vendas Industriais, Carol Spinelli, o diferencial dos óleos em pó da Alibra está nos teores de concentração de óleo na composição, que podem variar.  “Os nossos produtos possuem acima de 70% de concentração de óleo em sua composição, mas de acordo com a necessidade de cada cliente podemos desenvolver com teores mais baixos ou, até mesmo, a partir de outras fontes”, explica.

 

 

Outras vantagens dos óleos em pó são a facilidade de armazenamento, manuseio, transporte, praticidade no processo de aplicação e alto valor nutritivo e energético. “Por se tratar de um produto em pó, conseguimos aumentar para 12 meses o shelf life, ou seja, a vida útil do alimento, tempo que ele permanece fresco, saudável e adequado para o consumo”, afirma Carol.

 

 

O Gerente Industrial da Alibra, Maurício Botelho, explica que os óleos em pó passam pelo processo de secagem em torre spray-dryer. “Para a secagem dos óleos vegetais, além da formulação, alteramos alguns ajustes nos parâmetros da planta, desenvolvidos exclusivamente pela Alibra. A maioria das empresas faz um mix de produtos em misturador com matérias-primas importadas, portanto somos pioneiros nesta tecnologia”, diz Botelho.

 

 

Produto abre novos mercados

 

 

Os óleos em pó são produtos novos no amplo portfólio da Alibra que engloba mais de 600 itens e tem grande potencial de crescimento. Atualmente, eles já são comercializados para indústria de nutrição enteral – alternativa para ingestão de alimentos na forma líquida ou em pó quando a alimentação pela boca é insuficiente ou impossível de ser realizada. A Alibra atende também as indústrias de nutrição animal, de suplementos para atletas e de produtos naturais ou com algum apelo de saudabilidade.

 

 

Os óleos em pó podem ser utilizados em aplicações diversas e tem sido uma ótima opção para indústrias que buscam ingredientes que sejam fontes de Ômega 3, Ômega 6 e/ou Ômega 9.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário