Food Service

Notícia

No caminho certo

Por Gilmar Horácio

22/02/2016

Em diversas situações em nossas vidas, nos deparamos com decisões difíceis de serem tomadas, sem, muitas vezes, ter modelos que possamos acompanhar, comparar e decidir mais acertadamente sobre o que é melhor para nós.

 

Qual a diferença entre ser um engenheiro de alimentos, um chef que desenvolve receitas para produtos de uma empresa, um chef que trabalha em uma rede de hotéis ou um que trabalha em um restaurante da moda?

 

Cada uma das escolhas tem suas dificuldades e benefícios, que só farão sentido se levado em consideração o perfil de cada profissional: se ele é mais autoral, se pode abrir mão da vida social, se gosta de horários bem definidos, etc.

 

Todas as opções acima têm em comum a dedicação extrema no início de carreira, horas e horas dedicadas ao estudo e a disposição para realizar as funções mais básicas do caminho escolhido, para, enfim, ter a oportunidade de assumir responsabilidades, seja na cozinha ou dentro de uma empresa, e assim poder demonstrar seu valor.

 

O sucesso dentro do segmento Food Service, pode ser alcançado em qualquer uma dessas escolhas de carreira, mas somente ao custo de muito trabalho, estudo, amor e dedicação ao que faz.

 

A gastronomia permite isso. Amor e dedicação é o que não faltam na área. É muito comum encontrar pessoas que descobriram sua vocação tardiamente e largaram tudo para seguir o que as faz feliz. Também é muito comum encontrar pessoas que começaram em um lado da indústria e passaram para o outro ao longo da carreira. Empreendedores que passaram a ser empregados, engenheiros de alimentação de indústrias e que se tornaram chefs são alguns dos exemplos que podemos encontrar por aí.

 

Acredito que uma vez dentro do segmento acabamos por encontrar a nossa vocação, esteja ela onde estiver. Afinal, quem pode dizer o que é mais importante: criar um novo produto para uma empresa e que pode ser comercializado no mundo inteiro, ser um chef em um restaurante da moda ou um chef de um hotel, entregando seus pratos com dedicação e maestria? 

 

Deixe seu comentário