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Loja-Conteiner: Espeto Carioca aposta em novo modelo de negócio para atrair clientes

A rede de franquias, com faturamento de R$ 53 milhões em 2016, espera crescer 30% neste ano

02/06/2017

A rede de franquias Espetto Carioca ainda comemora os bons resultados obtidos em 2016, quando alcançou um faturamento de R$ 53 milhões e nove unidades inauguradas. Atualmente, a empresa conta com 27 unidades – sendo 25 no Rio de Janeiro, uma em Juiz de Fora (MG) e outra em Piracicaba (SP). Para 2017, a marca espera um crescimento de 30%. Um dos desafios de 2017 será a implementação do novo modelo da rede, no formato loja-container, com investimento inicial de R$ 160 mil. Para esse lançamento, a marca fechou uma parceria com uma rede de postos de combustíveis, que irá receber as unidades. 

O container será um mini empório que vai oferecer, além dos espetos tradicionais, produtos congelados para o cliente fazer seu churrasco em casa e diversos produtos personalizados, como: farofa, molhos, tábua de carne, entre outros itens. Somente com o modelo loja-container será possível adquirir os espetos congelados da marca. As primeiras unidades desse novo modelo de negócio devem entrar em operação até o meio do ano, na Barra e na Zona Norte do Rio de Janeiro.  

 Ao celebrar cinco anos de uma história de sucesso e superação no mercado de franchising, o empresário Leandro Souza, sócio fundador da rede Espetto Carioca, relembra como surgiu a ideia de levar o clássico “espeto de churrasco”, já tradicional nas esquinas do Rio, para uma loja moderna em um ambiente agradável e harmonizado. 

“Quando voltei dos Estados Unidos, após uma temporada de muito trabalho por lá, resolvi que deveria investir minhas economias na abertura do meu próprio negócio. Levei mais ou menos um ano para entender o que poderia abrir, o que seria o diferente naquele momento aqui no Brasil. Como eu gostava muito de churrasquinho, chamei dois amigos e tivemos a ideia. Por que não tirar esse espeto da rua e levar para uma loja transada? Nosso intuito foi sofisticar o espeto”, revela Leandro Souza, sócio-fundador do Espetto Carioca.

No final de 2009, o empresário e seus dois amigos encontraram um ponto com grande potencial, no condomínio Barra Sul (Recreio – Zona Oeste), onde o total de moradores atingia 20 mil pessoas. O sucesso foi imediato, a partir da primeira unidade, a marca começou a receber propostas de amigos que queriam abrir novas unidades. A segunda loja veio dois anos depois, e a terceira, em 2012. Ambas na região do Recreio dos Bandeirantes, momento em que a marca ficou realmente conhecida pelo grande público. O cardápio apresenta mais de 50 opções de Espettos que variam entre Tradicionais, Premium, Exóticos, passando por sabores Vegetarianos, Doces e Fritos.

“Quando voltei dos Estados Unidos, após uma temporada de muito trabalho por lá, resolvi que deveria investir minhas economias na abertura do meu próprio negócio. Levei mais ou menos um ano para entender o que poderia abrir, o que seria o diferente naquele momento aqui no Brasil. Como eu gostava muito de churrasquinho, chamei dois amigos e tivemos a ideia. Por que não tirar esse espeto da rua e levar para uma loja transada? Nosso intuito foi sofisticar o espeto” - Leandro Souza, sócio fundador do Espetto Carioca

 

Entrada no mercado de franquias

Vislumbrando o potencial desse nicho de mercado, Leandro Souza e os sócios começaram a fazer alguns cursos de franquia e contrataram uma empresa, que levou pouco mais de um ano para formatar o modelo de negócio do Espetto Carioca. Em 2012, a marca ingressou no sistema de franquias. Agora, cinco anos após entrar no mercado de franquias, a rede possui um total de 27 lojas (Rio de Janeiro e São Gonçalo/RJ, Juiz de Fora/MG e Piracicaba/SP).

No ano de 2015, a rede encerrou o período com 17 unidades e um faturamento de R$ 39 milhões. Com o crescimento da marca, em 2016 – quando inaugurou nove novas lojas, a Espetto Carioca atingiu o número de 25 lojas e obteve um faturamento de R$ 53 milhões. A previsão para 2017 é inaugurar 12 novas unidades e ter um aumento de cerca de 30% no faturamento. A primeira inauguração do ano vai ocorrer no Madureira Shopping, na Zona Norte do Rio. Esse ponto será também, a primeira Loja-Escola da rede. Dentro do plano de expansão de 2017, estão a Zona Sul, Região Metropolitana, Região dos Lagos e interior do Estado do Rio e o Sudeste do Brasil.    

“O vigoroso crescimento da marca se deve à alguns fatores, entre eles: o suporte 360º que é dado ao franqueado em todas as áreas, o forte trabalho da equipe de expansão da rede e ao espírito de equipe, um dos valores que incentivamos dentro da empresa e procuramos levar aos nossos 650 colaboradores. Essas diretrizes estão diretamente ligadas ao sucesso da empresa”, destaca Leandro Souza. 

 

 

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