Food Service

Notícia

La Polenta estaciona na Zona Sul de São Paulo

Um dos mais antigos e peculiares Food Trucks da capital paulista abre ponto fixo e planeja mais uma unidade móvel

12/09/2016

 

 

Food truck de hambúrguer, comida mexicana, pizza, churrasco, doces... mas um food truck de polenta? Sim, a proposta inovadora do empreendedor Alex Abbud Righi surgiu do acaso, mas com certeza foi um sucesso de público nestes últimos dois anos. Tanto que a equipe inaugurou, no fim de agosto, o primeiro ponto fixo da marca do truck. A ideia inicial era apostar em algo voltado para carnes, churrasco e afins. O prato inicial seria o Ragu. No outro restaurante em que era sócio, Righi conta que o prato era servido com arroz e feijão, mas para as ruas, era necessário um novo acompanhamento. Foi aí que surgiu a polenta.

 
“Chegou uma época, após irmos para a rua, que tínhamos que definir a identidade visual do trailer. Nós tínhamos CNPJ, mas não o nome fantasia. Colocamos três nomes em votação para os nossos clientes escolherem. Um dia uma cliente disse que não gostou de nenhum dos nomes e sugeriu La Polenta. Colocamos na votação e explodiu. Teve o dobro de votos do segundo lugar”, lembra.  Depois desse episódio, o empresário descobriu que havia domínio e marca disponíveis. “Pensei durante o final de semana e na segunda-feira falei: gente muda tudo. Liguei para o fornecedor, mudamos o equipamento do trailer e começamos a criar pratos com polenta”.

 

Um dos cômodos do La Polenta, com lareira para os dias frios 

 

Ambiente aconchegante

 

Localizado em área comercial, na Chácara Santo Antônio, a casa que abriga o novo restaurante possui ambiente intimista, acolhedor e tem uma decoração ímpar. Logo na sala principal, mesas ficam ao lado de uma lareira quentinha para os dias frios. Já as paredes são repletas das mais variadas marcas de bebidas. Ao fundo, há uma espécie de quintal aberto, com duas grandes mesas e guarda-sóis. Banquinhos de madeira dão um ar de praça. Em um pequeno muro há uma bicicleta com toque Vintage, envolta em uma delicada planta trepadeira, ao lado de barris envernizados. Para os dias quentes, ideal. 

 


 

 

Desafios da inovação

 

Trabalhar um alimento tão diferente em um food truck foi uma das vantagens para que alavancasse o nome do La Polenta pelo setor gastronômico, o primeiro truck de polenta que surgiu. Segundo Alex Abbud, o desejo de fixar o La Polenta em um restaurante surgiu no fim de 2014, quando o local já tinha até sido escolhido. Durante todo esse tempo, o espaço passou por reformas e aprimoramento, mas, com a correria do truck, a vontade ia sendo adiada. No entanto, o La Polenta estacionou na Chácara Santo Antônio com uma dinâmica de food truck para fidelizar o cliente e oferecer uma experiência de proximidade. “O restaurante não tem garçom, então obrigatoriamente o cliente passa pela cozinha para pegar seu pedido e lá ocorre o feedback, o pessoal vai perguntar se estava bom, se falta alguma coisa”, declara. 

 

 


Com capacidade para acomodar, aproximadamente, 38 pessoas sentadas no local, a sede do La Polenta servirá basicamente as mesmas opções da unidade móvel, como a favorita dos clientes, a polenta cremosa com ragu de carne de panela desfiada, e a preferida pelos veganos e vegetarianos, a polenta com Ratatouille, feita com berinjela, 

 

abobrinha, tomate e cebola, além de ter um menu mais completo com maior quantidade de rótulos de vinhos tintos e brancos. “Também ofereceremos sobremesas, cervejas artesanais e até alguns pratos de food trucks parceiros”, comenta Righi. Para estimular os clientes a frequentarem a sede e continuarem prestigiando os seus food trucks, o La Polenta oferecerá diversos benefícios por meio de seu Cartão Fidelidade. “A cada 10 polentas cremosas, uma será por nossa conta”.

 

 

Capital para investir em mais food trucks

 

Formado em Engenharia Mecânica, o empresário de 51 anos atua no ramo de bares e gastronomia há quatro anos e aposta na nova estrutura do La Polenta para também abastecer a produção das unidades móveis. Righi revela que já está conversando com a Truckvan, empresa que customiza os veículos e os transforma em food trucks, para solicitar a terceira unidade móvel da marca até o final de 2016. O horário de funcionamento da sede do La Polenta é de segunda a sexta, das 11h às 15, na Rua Booker Pittman, 241.

 

 

Deixe seu comentário