Food Service

Notícia

Hoje é o dia mundial da pizza

Conheça um pouco da história da pizza e algumas curiosidades, como a origem da expressão “acabar em pizza”

10/07/2014

A pizza conquistou os brasileiros e hoje é o alimento food service mais consumido no país. Mas de onde vem a tão apreciada redonda? Engana-se quem pensou na Itália. Existem diversas versões sobre o seu descobrimento, mas a principal delas afirma que a pizza foi descoberta pelos egípcios há 6.000 mil.

 

Antigamente, as massas de pizzas não passavam de uma mistura de grãos de cereais amassados, que só depois de anos seria assada. O grande passo para o desenvolvimento da pizza foi quando os Egípcios descobriram o processo de fermentação e inventaram o primeiro forno. Aquela mistura de cereais que compunham a massa da pizza começava a mudar e se tornar mais macia, leve, gostosa e digerível.

 

Mas a pizza original, redonda, desenvolveu-se na cidade de Nápoles no sul da Itália.  A partir de 1700, ela começa a ter forma redonda, e deixa de ser uma “pizza branca”, pois até então não tinha tomate. A primeira pizzaria do mundo foi inaugurada em 1830, em Nápoles, no sul da Itália, e se chamava Port’ Alba.

 

A pizza foi se popularizando e passou a conquistar a nobreza quando o Rei Humberto e a Rainha Marguerita visitaram a cidade de Nápoles pela primeira vez em 1889. A rainha chamou o pizzaiolo famoso do reino, Raffaele Esposito, para se apresentar diante da realeza e preparar um prato especial para os supremos, e adorou a redonda servida com tomate e queijo mozarela de búfala, que foi batizada de Margherita e transformada num dos pratos mais conhecidos e populares da culinária italiana.

 

Pizza Marguerita: A predileta da Rainha Marguerita e um dos principais pratos da Itália

 

Foi graças à imigração italiana em todo o mundo que a pizza chegou aos dias de hoje como um alimento tão consumido.  No Brasil, chegou no século 19, no litoral de São Paulo, onde desembarcavam a maior parte dos imigrantes. Até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos. A partir daí elas se disseminaram por todo o país até se transformarem, nos dias atuais, num dos mais saborosos pratos de nossa culinária.

 

"Acabar em pizza"

 

Segundo relatos, a expressão “acabar em pizza”, que está associada a uma ilegalidade sem punição, surgiu no Brasil na década de 50, numa reunião do Palestra Itália, hoje Palmeiras, clube de futebol de São Paulo fundado por imigrantes italianos.

 

O clube vivia uma crise e os dirigentes se reuniram para discutir o que fazer. As discussões foram acirradas e os ânimos exaltaram-se, numa gritaria bem à moda italiana, e os dirigentes quase foram às vias de fato.

 

Depois de 14 horas de discussões acaloradas, eles ficaram com fome. E foram numa pizzaria ao lado do Palmeiras, para continuar a discussão, mas, depois de vários chopes, vinhos e pizzas, os desentendimentos sumiram e os dirigentes já eram amigos de novamente.

 

Deixe seu comentário