Food Service

Notícia

Gestão inteligente: softwares ajudam a organizar processos da sua empresa

A tecnologia veio para agilizar e facilitar a administração de um negócio, garantindo mais eficiência e segurança no controle de gastos e recebimentos, estoque e produção, além de auxiliar no gerenciamento de pedidos e no atendimento

13/09/2016

O mercado está cada vez mais competitivo e, ainda mais neste momento recessivo, é fundamental conhecer de fato todos os seus custos e qual sua margem de lucro para saber como melhorar e onde investir, pois informação é um ingrediente importante na tomada de decisão. Para organizar estes dados  de forma eficiente contamos a tecnologia a nosso favor, minimizando erros e agilizando os processos. “Manter-se neste ritmo acelerado para quem não tem um software para administrar sua empresa é praticamente impossível. Não há mais tempo para anotar todas as informações de vendas em um caderno. Levar menos tempo para realizar a tarefa faz a diferença no momento de atender bem”, avalia José Natal de Moura, diretor da Moura Informática.


Rubens Ferraz, CEO da Eclética Tecnologia, diz que a área de food service é extremamente complexa em termos gerenciais, tanto do ponto de vista dos insumos, que são perecíveis, como da agilidade no atendimento aos clientes. “O maior foco do empreendedor é obter lucro, mas, para que isso aconteça, é necessário ter domínio sobre algumas coisas básicas e que geralmente são menosprezadas, tais como: desperdícios no preparo dos produtos, orçamentos sem base, compras sem orçamentos, entre muitos outros fatores. O controle sobre esses itens reflete imediatamente nas finanças do restaurante”, destaca também Marcio Santos, Webmaster da Mogo Smart. 


“Não adianta investir milhões em um belo restaurante, fazer o melhor menu, ajustar o melhor serviço, ter a melhor adega de vinhos, se não tiver processos bem definidos, pessoas bem treinadas e sistemas gerenciais que suportem esta operação.  Manter um bom fluxo de caixa, gerenciar o estoque, controlar e administrar os custos é uma tarefa árdua. Leva tempo e desgasta a junção de diversos dados de diversas fontes quando não estão integrados. É um desafio grande a ser enfrentado e a base do sucesso. Somente com o uso de tecnologias maduras e processos bem definidos é possível operar e gerenciar um negócio de food service que de fato traga sucesso e resultados positivos”, explica Marcelo Gallo. 

 

SPR


O sistema SPR da DM7 é composto pelos módulos Back Office (gestão de estoque, compras, relatórios e cadastro on-line e off-line) e Front Desk (gestão de mesas, pedidos via terminal, smartphone e tablet), os quais podem ser customizados para se adaptarem às necessidades de cada tipo de estabelecimento. Já com o app SPR Pedidos é possível gerenciar as mesas e pedidos, através das seguintes funcionalidades: abertura de mesas, lançamento de pedidos, consulta de consumo, mapeamento de mesas, impressão de conta e impressão de pedidos para cozinha/bar.

 

Fastfila

O mais novo sistema da Eclética é o FatsFila-Fila Rápida, um aplicativo que visa o auto serviço, pois permite que os pedidos sejam feitos online, através do celular. Assim, os clientes não perdem tempo com cardápios, filas e pagamentos que são feitos através do aplicativo, mantendo um público que seria perdido caso não houvesse um atendimento virtual. Os pedidos só são realizados quando o localizador (GPS do próprio celular) do cliente informar que ele está a menos de 500 metros de distância do restaurante, visando que o Pedido X Preparo esteja no tempo ideal para manter a qualidade das refeições e o atendimento sincronizado. 

 

 

Mogo Smart

 

 

O diferencial do Mogo Smart é que ele é um sistema completamente em nuvem. Com ele não é necessário ter um computador top de linha, pois o processo pesado será feito nos servidores; não há custos de implantação nem contrato; e é possível utilizar notebooks, tablets e smartphones de qualquer marca e qualquer sistema operacional. A principal característica é a garantia de segurança dos dados da ferramenta, pois não corre riscos de perdê-los caso tenha seus equipamentos danificados, perdidos ou furtados. Softwares com armazenamento em na nuvem (tecnologia Cloud) vieram para ficar. Esse tipo de software possibilita que várias pessoas tenham acesso às informações que podem ser editadas simultaneamente. A empresa oferece 15 dias de teste gratuito. 

 

 

Dom Delivery

 

O Sistema Dom Delivery oferece uma plataforma onde é possível fazer a gestão da loja delivery e de todos os pedidos que chegam através do site, do aplicativo, do telefone ou do balcão. Entre as funcionalidades do sistema estão o controle de pedidos, que são monitorados pelo painel de controle e atualizados a cada minuto com ou sem aviso sonoro; e uma área de cadastro de seções, categorias e produtos, onde é possível incluir, editar e suspender itens; área de acesso à lista de clientes, onde é possível alterar as informações dos clientes, ativá-los ou desativá-los, quando necessário.


As regras operacionais, como horário de abertura e fechamento, taxa de entrega, área de atendimento e outras, são configuráveis e o layout é customizado com a identidade do estabelecimento. O sistema permite a configuração de promoções por dia da semana e por produto. Você também pode melhorar a visibilidade de uma promoção ou de um produto através da inclusão de banners publicitários no site. O Dom Delivery oferece dois tipos de relatórios gerenciais, um relatório gerencial com o resultado das vendas por período, identificando as vendas em dinheiro e cartões e despesas diárias; e um relatório gerencial para administrar a diária dos motoboys e as entregas. O sistema não tem limites de lojas, você pode configurar de forma independente cada uma delas, além de controlar cada operação separadamente. 

 

Winfood

 

Solução Winfood da RestauranTech é um sistema integrado que auxilia a gestão do estabelecimento. O Winfood Touch traz eficiência em recebimentos e atendimentos das mesas e balcões, proporcionando agilidade e mais comodidade para atendentes e garçons; elimina uso de periféricos como mouse e teclados; é fácil de ser operado e tem tela intuitiva com cores e imagens.  Para fidelizar seu cliente, a empresa oferece a Solução Winfood Tablet, que garante eficiência sobretudo nos horários de pico, maior rotatividade de mesas e conseqüentemente mais lucratividade, deixando o cliente menos tempo em espera e mais satisfeito. 


A solução Winfood Office possui um módulo exclusivo para administração financeira onde você poderá acessar todas as informações financeiras de sua empresa, consultar relatórios e analisar gráficos de desempenho. Principais ferramentas: controle e entrada de mercadorias, controle de movimentação de compras, controle de contas a pagar e a receber, controle de estoque e inventário, controle de produção e fichas técnicas, controle financeiro e bancário, emissão de cheques, cobrança bancária, integração fiscal e contábil, relatórios gerenciais e estatísticos. Integrado com a ferramenta Winfood Touch e Winfood Office, é possível realizar lançamentos financeiros e cadastros remotamente. Ter a comodidade de acessar e monitorar o andamento da loja em qualquer local em tempo real.

 

 

Cardápio Moura

 

Além de ter todos os módulos de gestão – RH, Financeiro, Fiscal, Compras, B.I., Contabilidade e Departamento Pessoal, o Cardápio Moura funciona em cinco idiomas diferentes - português, inglês, francês, japonês e espanhol – para atender turistas sem imprevistos. O sistema também é um autoatendimento, ou seja, o próprio cliente pode fazer seu pedido. Outros diferenciais do ERP Cardápio Moura são a tela “Dashboard”, que fornece uma leitura rápida de todos os indicadores gerenciais em tempo real, e o Gerador de Gráficos, que compara as informações selecionadas em qualquer período.

 

 

Bbifood

 

A solução Bbifood gerencia por completo um estabelecimento do setor de alimentação. Com ele é possível realizar pedidos  por comanda eletrônica (via smartphone ou tablet) e/ou tela touch screen, enviando diretamente para os setores de produção. Também conta com as funções de controle de conveniados, controle de ficha técnica, pedidos de delivery com identificação do cliente e seus últimos pedidos e integração com balanças. Uma das novidades é o lançamento da opção de comanda com o sistema NFC, que permite a leitura da comanda do cliente através da aproximação do smartphone do garçom. Esse sistema evita erros de troca de comandas e facilita o trabalho do atendente em estabelecimentos com baixa luminosidade.


Com o sistema BBI Food o empresário tem informações precisas sobre seu empreendimento, seja na empresa, com o módulo de retaguarda, que lhe ajudará a gerenciar compras, estoques, contas à pagar, contas à receber, movimentações bancárias, ou  em qualquer outro  lugar, através do módulo Bbifood-Web, que permite verificar posição dos caixas, produtos mais vendidos, cancelamentos de comanda, situação do estoque e muitas outras informações. O sistema ainda possibilita um controle eficiente da finanças, com relatórios gerenciais  que mostram  onde estão suas maiores despesas, tornando a tomada de decisões mais rápida e eficiente. No que diz respeito a parte fiscal, o BBI Food está em conformidade com o SAT-Fiscal, CF-e e NF-e, além de integrar com diversos bancos, o que garante uma maior segurança ao empresário e ao seu contador. 

 

EVEREST Gestão Empresarial

 

No mercado há mais de 10 anos, a Acom Sistemas desenvolveu o ERP – Everest Gestão Empresarial. O sistema fornece um conjunto completo de gestão que se adapta de forma rápida e segura ao segmento de food service, proporcionando uma gestão eficiente e integrada. “Nosso grande diferencial está na gestão integrada dos processos, que garantem um modelo eficiente e eficaz para gestão de múltiplos negócios, sem a necessidade de retrabalho, redigi tação ou mesmo da importação de dados de múltiplas fontes”, afirma Marcelo Gallo. 


O Everest reduz custos operacionais com mão de obra e retrabalho; aumenta a eficiência operacional; melhora os processos de gestão, oferecendo informações mais precisas e corretas com mais rapidez e uma visão geral e detalhada de cada negócio/loja, além de dados gerenciais, analíticos, fiscais e contábeis, disponibilizados em tempo real. O sistema oferece os seguintes módulos: Centralização dos pedidos de compra - matriz x lojas, lojas individuais, franquias, tudo a partir de um único painel; Gerenciamento dos múltiplos estoques; Gerenciamento de cadastro de produtos, com amarração dos fornecedores, listas de preços, e ficha técnica; Gerenciamento da Nota fiscal eletrônica (produto ou serviço), Gerenciamento da captura das vendas via PDV; Interface da Loja (POC) - Por meio de um Portal Corporativo (POC); Módulo de Produção, que permite o controle e o gerenciamento da produção em Cozinha Central ou nas Lojas; Módulo Financeiro e Módulo Fiscal e Contábil.

 

 

Deixe seu comentário