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Friboi lança a plataforma Academia da Carne

Com Ana Maria Braga, Olivier Anquier e Guga Rocha como embaixadores, canal de brand content reúne dicas, cursos, técnicas e receitas sobre a carne bovina, com assinatura de conteúdo da Globo

07/04/2016

 

Depois de transformar a forma que os brasileiros compram carne bovina e mostrar a importância de se consumir um produto com garantia de origem e controle de qualidade, a Friboi dá um novo e importante passo no relacionamento com os consumidores. A marca coloca no ar hoje, 05, a inovadora plataforma Academia da Carne Friboi, um canal de brand content pioneiro no mercado nacional, que reúne todos os tipos de conteúdo para transformar os consumidores – dos mais leigos aos mais experientes – em verdadeiras autoridades quando o assunto é carne bovina.

 

 

A novidade chega com três embaixadores de peso: a apresentadora Ana Maria Braga e os renomados chefs de cozinha Olivier Anquier e Guga Rocha, que atuam diretamente na elaboração dos conteúdos e garantem a confiança às informações disponibilizadas. Além disso, a produção dos vídeos, matérias e infográficos que compõem a Academia da Carne Friboi tem a assinatura da Globo, que ainda hospeda, amplifica e qualifica a audiência do site, reafirmando a credibilidade das informações elaboradas com exclusividade para o canal.

 

 

E não para por aí! A Academia da Carne Friboi tem ainda a participação dos chefs e especialistas Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis, Ivan Aschar, Clarice Chwartzmann, Flavio Myiamura, Carla Pernambuco, Mônica Rangel, Arthur Sauer, André Castro, Tereza Paim, Fabio Vieira e Kathia Zanatta, que são consultores e dividem todo o seu know-how com os consumidores por meio de cursos em vídeo e de outras formas, tudo com a curadoria de especialistas em carne da Friboi.

 

 

 “Até agora a Friboi tinha contato com os consumidores no momento pré-compra, com ações publicitárias e campanhas de mídia, e na hora da compra, nos supermercados e açougues. Agora estaremos presentes também na hora do preparo, do consumo e pós-consumo. Será um relacionamento muito mais próximo e direto. Queremos que todos tenham confiança e conteúdo para falar sobre carne”, comenta Maria Eugênia Rocha, gerente executiva da divisão de Carnes da JBS e responsável pela criação da plataforma.

 

Totalmente interativa, a plataforma foi pensada em formato mobile first, que privilegia a mobilidade e facilita a navegação via smartphone.  No primeiro acesso, o internauta tem a opção de fazer um rápido login e, uma vez cadastrado, tem o seu perfil personalizado de forma randômica com os temas mais buscados por ele dentro do site.

 

A Academia da Carne Friboi está dividida em 9 seções. Confira os detalhes de cada uma:

 

o   Cortes: a seção informa quais são as características de cada corte e as receitas que se destinam, para aproveitar o que cada peça tem de melhor; que não existe “carne de segunda”, mas sim a maneira certa de preparo para cada uma; que se deve respeitar as fibras, item fundamental também para garantir a maciez e a suculência de cada peça. Esses itens são explicados de maneira clara e objetiva.

o   Receitas: uma seleção completa das mais diversas receitas que utilizam a carne bovina como base, até aquelas em que a peça é um toque final. Na seção, o internauta encontra uma infinidade de maneiras para o preparo de cada um dos cortes bovinos.

o   Cursos: na seção, todos podem acompanhar aulas on-line com renomados chefs de cozinha, como Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis e Ivan Aschar, para citar alguns, e, em poucos minutos, conhecer todos os segredos dos cortes e das receitas, e os truques desses verdadeiros mestres da cozinha. Os cursos serão separados por assuntos relacionados, desde como cortar um filé mignon até a preparação do churrasco. É necessário um rápido login para acesso e acompanhamento.

o   Dicas: sabe aquele tempero especial indicado para cada receita? E a faca certa para cada corte? Nessa seção, estão as melhores e mais diversas dicas de cozinha.

o   Cozinha na TV: saudades da chef Nina, representada pela atriz Debora Falabella na novela Avenida Brasil? Sabe aquela fraldinha preparada pela Ana Maria Braga no Mais Você? Esta seção reúne uma série de receitas exibidas nas novelas e em diversos programas da Globo.

o   Pelo Brasil: a seção apresenta os nomes de cada corte nas diferentes regiões do Brasil e as receitas típicas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nessa seção também estão seleções de receitas separadas e preparadas para aguçar os mais diferentes paladares do País.

o   Chefs: seção que traz a história de cada um dos chefes reconhecidos nacionalmente como embaixadores e parceiros da plataforma. 

o   Toque final: harmonização com bebidas como cerveja e vinho, e diferentes sais e temperos que garantem aquele toque final são temas da seção.

o   Perfil: na seção, cada usuário terá o seu próprio perfil e poderá acompanhar os cursos a que já assistiu, marcar as receitas favoritas, badges que ganhou, além de interagir com os amigos que também estão inscritos na plataforma, até desafiando-os! É uma verdadeira rede social dentro do portal.

 

Com um repertório maior, o consumidor se torna mais disposto a testar novos cortes e receitas e a cadeia de carne saí ganhando como um todo. É economia para o bolso dos brasileiros, que podem saborear carnes de maneira mais democráticas, descobrindo que são muito saborosas e macias se preparadas da forma correta, e para a indústria, que passa a comercializar todos os cortes de uma maneira mais uniforme.

 

Credibilidade Globo

 

Para tirar a Academia da Carne Friboi do papel e torná-la realidade, a Friboi precisava de um nome forte, com credibilidade e que pudesse cuidar de um trabalho desse porte. E esses foram os atributos que fizeram com que a Globo fosse escolhida para fazer parte do projeto. A área de Comercialização de Mídias Digitais da Globo elaborou um pacote completo de soluções e montou uma equipe dedicada full time à produção de todos conteúdos, criados juntamente com os especialistas e técnicos em carnes Friboi. Hoje, o site estreia com mais de 300 materiais publicados, entre vídeos, infográficos, matérias, receitas e galeria de fotos.

 

“Colocamos nossa capacidade criativa e produtiva em benefício do projeto, que se diferencia porque reúne, de um lado, a audiência qualificada e a capacidade de oferecer soluções de conteúdo da Globo, em todas as plataformas; de outro, uma marca consolidada e reconhecida no segmento de carnes, como a Friboi, e a expertise no desenvolvimento de plataformas de comunicação”, diz Eduardo Becker, diretor de Comercialização de Mídias Digitais da Globo. “Para a criação e curadoria de conteúdo da Academia da Carne Friboi, priorizamos características como usabilidade e mobilidade. Assim, os materiais foram pensados para compor um modelo de navegação moderno, intuitivo, totalmente vocacionado para o mobile e que privilegia o consumo de imagens e vídeos. A plataforma traz também o conceito de “gamefication”, que permite o acúmulo de badges, pontos e competição saudável com os amigos e desdobramentos nas redes sociais”, conclui.

 

Além da plataforma online, a parceria com a Globo será estendida para outras áreas, para ações de mídia nos intervalos comerciais da emissora e de conteúdo na programação da TV.

 

Criação e inovação

 

A ideia da plataforma nasceu dentro da Friboi e ganhou forma pelas mãos da agência ID, que montou um time com mais de 20 pessoas de diferentes áreas da agência para cuidar do projeto. Eles foram responsáveis pela criação do conceito da plataforma e da criação e direção campanha de lançamento. Além disso, apoiaram na definição da linha editorial e da ‘gameficação’ do projeto, a partir da concepção dos badgets. Para estreitar ainda mais o relacionamento com os consumidores e poder ativá-los de forma eficiente, a Academia da Carne Friboi terá um amplo projeto de CRM digital, criando uma base de cadastros, com forte suporte de tecnologia.

 

“Um forte diferencial desse projeto é posicionar o meio online como pilar estratégico de suporte ao negócio do cliente e serviço ao consumidor, além de ser o drive principal da comunicação integrada. Aplicamos todas as disciplinas digitais e inovamos com tecnologias que geram insights e trazem funcionalidades que melhoram a conexão entra a marca e seus consumidores”, pontua Camila Costa, CEO da ID.

 

Ações e campanhas

 

Para divulgar um projeto desse porte, a Friboi contou com a parceria e a criatividade das suas agências ID e Lew’Lara/TBWA. Juntas, elas criaram uma estratégia de divulgação do projeto que vai se estender ao longo do ano. Na televisão, sete filmes exclusivos foram gravados com os embaixadores e serão veiculados em todo o Brasil.

 

Na telinha da Globo, a Academia da Carne Friboi estará presente em merchans nos programas Mais Você, da embaixadora Ana Maria Braga, Encontro, comandado por Fátima Bernardes, na novela Malhação, e no programa É de casa. Já as ações off-line estarão presentes nas principais revistas e jornais incluindo a criação de publieditoriais que levarão um pouco do conteúdo on-line para os leitores off-line, convidando-os para experimentar a plataforma digital.

 

Para conversar com os consumidores diretamente nos pontos de venda, despertar o interesse por cortes diferenciados e tornar a decisão de compra mais fácil e prazerosa, ações serão feitas em varejistas de todo o Brasil. Jornais tabloides Academia da Carne Friboi serão distribuídos em grandes supermercados, outros receberão o “Cantinho Academia da Carne Friboi”, um espaço especialmente montado com produtos selecionados, dicas de receitas e comunicação completa da plataforma. Entre as gôndolas de vinhos, ações de cross branding apresentarão a harmonização perfeita com cada tipo de carne. Nos produtos, etiquetas da plataforma convidam todos para usufruir um pouco mais de conteúdo no site.

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