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Notícia

FOOD HOSPITALITY WORLD 2015

Encontro da indústria de gastronomia e hospitalidade

25/02/2015

De 16 a 18 de março de 2015, a cidade de São Paulo sediará um dos maiores eventos para gastronomia e hospitalidade com a realização da 3ª edição da Food Hospitality World | Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. 
O evento, organizado pela Fiera Milano, abre anualmente o calendário brasileiro de feiras voltadas para esse mercado, já que é realizado no mês de março, logo após o término da alta temporada.


A Food Hospitality World é resultado da fusão entre as feiras TUTTOFOOD | Exposição Internacional de Alimentação e Agricultura e a HOST | Salão Internacional de Hospitalidade, eventos bienais de grande sucesso, que acontecem em Milão, na Itália, reconhecidos como as mais tradicionais feiras dos setores de bares, restaurantes e hotelaria do mundo.  O modelo de negócio chegou ao Brasil em março de 2013, com o lançamento da primeira edição da FHW. 


Voltado para o B2B, o evento espera receber mais de oito mil profissionais dos setores de hotelaria e hospitalidade, bares, restaurantes, distribuidores de food service, franquias de alimentação e importadores, em espaço de cinco mil metros quadrados de área expositiva e congressos. Além do Brasil, é também realizado em outros mercados potenciais como Índia, China e África do Sul, criando uma plataforma de networking global para o setor.

 

CONOTEL
Congresso Nacional de Hotéis 

 

Simultaneamente à FHW acontece também a 57ª edição do CONOTEL | Congresso Nacional de Hotéis, que trará como tema principal “Hotelaria Brasileira - Tradição & Modernidade”.  Realizado pela ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o CONOTEL promove a qualificação e a capacitação profissional através de palestras e debates ministrados por especialistas de diversas áreas, reunindo mais de 1.500 congressistas a cada edição. 

Consolidado como ponto de encontro do setor, o CONOTEL discute abertamente questões importantes para o futuro e o desenvolvimento da hotelaria, setor que cresce em média 10% ao ano. 

 

 

Espaço Gelateria Conceito

 

Com exclusividade em sua 3ª edição, a FHW traz o espaço Gelateria Conceito, uma área 100% dedicada à arte de fazer gelato. O projeto Gelateria Conceito tem o objetivo de promover a educação profissional na produção de sorvetes, oferecendo ao público visitante um ambiente dinâmico com cursos, palestras e workshops ministrados por especialistas, além da exibição de produtos, ingredientes e maquinário para sorvetes. Dentre os temas: marketing em gelaterias, valor nutricional de gelatos, importância do maquinário, balanceamento de receitas, diferenças entre sorvete artesanal e industrial, entre outros.
O espaço conta com o apoio de três grandes players do setor: Carpigiani (líder do mercado de maquinário para a produção de sorvetes artesanais, conhecidos como sorvete italiano), MEC3 - líder mundial em produção de ingredientes para gelato artesanal - e Orion - com mais de três décadas de experiência no design e produção de displays-refrigeradores e móveis para bares, é hoje a principal referência na produção de displays para o mercado de gelato e confeitaria. 

 

Voltado para o B2B, o evento espera receber mais de 8 mil profissionais dos setores de hospitalidade, bares, restaurantes e distribuidores de food service

 

 

Campeonato Brasileiro de Barista 2015 

 

Na programação oficial da FHW, o espaço da Arena Barista vai sediar o Campeonato Brasileiro de Barista 2015, que irá eleger os melhores profissionais do mercado nacional. O principal objetivo do concurso, que é promovido pela Associação de Cafés e Baristas do Brasil (ACBB), é difundir a utilização dos cafés especiais no mercado interno. Os vencedores da edição 2015 irão participar do Concurso Mundial “The Nordic World of Coffee” em Gotemburgo, na Suécia, em junho deste ano.


O campeonato promoverá dois concursos, o Coffee in Good Spirits e o Campeonato de Latte Art. Coffee in Good Spirits destaca habilidades de mixologista do barista em um cenário onde o café e bebidas alcoólicas se combinam. Desde o tradicional Irish Coffee (café com uísque) até combinações de cocktails exclusivos. Cada competidor terá cinco minutos de preparação e oito minutos de apresentação, onde será julgado por dois juízes sensoriais, um juiz técnico e um juiz chefe. Durante a fase preliminar, cada concorrente deverá preparar quatro bebidas de assinatura, duas quentes e duas frias, com álcool e café. Os maiores pontuadores vão competir na rodada final, na qual devem produzir dois Irish Coffee e duas bebidas de assinatura.


Já no Campeonato de Latte Art os especialistas devem demonstrar a criatividade na execução de desenhos sobre o café. Em cada apresentação o barista terá cinco minutos de preparação e seis minutos de apresentação. O campeonato é composto por duas etapas. Na preliminar o barista executa quatro bebidas sendo dois cafés latte idênticos de free pour e dois cafés com leite idênticos de assinatura (podendo usar técnicas de sketching ou semelhantes). Na etapa final, o barista prepara seis bebidas, sendo dois machiattos, dois cafés latte idênticos e dois cafés com leite idênticos de assinatura.

 

 

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