Food Service

Notícia

Fispal Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas começa amanhã em SP

Temas como Indústria 4.0, melhorias na gestão produtiva e embalagens seguras e eficientes serão abordados com a presença de representantes da Nissin, Bauduco, Bunge, Nestlé, Coca-Cola, entre outras empresas de renome

26/06/2017

O maior encontro do setor das Indústrias de Alimentos e Bebidas, a Fispal Tecnologia, vai trazer uma série de inovações para os mais de 40 mil visitantes esperados para esta edição, que acontece pela primeira vez no São Paulo Expo, em São Paulo, de 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h.  A setorização outra novidade da feira. Os produtos e serviços estarão organizados por segmentos distintos, como máquinas para embalagens, marcação e codificação, processo, equipamentos e acessórios, logística e automação.

 

“A feira reunirá empresários, executivos e profissionais de toda cadeia produtiva das indústrias de alimentos e bebidas. Nesse ambiente, serão demonstrados produtos e serviços inovadores, sustentáveis, alinhados com o conceito de menor custo. Conhecimento, soluções, tendências, concretização de negócios e networking, tudo em um só lugar. Por isso a Fispal Tecnologia é o evento mais importante e completo do setor na América Latina”, ressalta Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia- Feira das Indústrias de Alimentos e Bebidas.

 

Fórum Fispal Tecnologia

Realizado sob a coordenação técnica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), o Fórum Fispal Tecnologia, receberá grandes profissionais do segmento em palestras, debates e apresentações de cases. Representantes da Nissin, Bauducco, Bunge, Nestlé, Cargill, Itambé, Ducoco, KraftHeinz, Coca-Cola e Aurora, entre outras empresas, abordarão, em suas apresentações, temas pertinentes ao setor, como melhorias na gestão industrial, sustentabilidade, aumento de produtividade e redução de perdas.

 

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) será responsável pela plenária de abertura do Fórum. Na ocasião, Luis Madi, Diretor Geral da entidade, apresentará a palestra A Importância dos Alimentos Processados para a Sociedade Brasileira: Principais desafios e oportunidades de inovações juntamente com Marco Basso, CEO da Informa Exhibitions. Ao final da plenária, os participantes assistirão ao lançamento da publicação “Brasil Processed Food 2020”.

 

Demonstrador da Indústria 4.0

O grande destaque dessa edição da Fispal Tecnologia- Feira das Indústrias de Alimentos e Bebidas fica por conta do demonstrador da Indústria 4.0, realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria. Em uma área de 300 m², os visitantes poderão acompanhar de perto uma linha de produção, que vai gerar um produto personalizável, demonstrando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos no ambiente da “Indústria 4.0”.

 

Conhecida como a quarta revolução industrial, baseada em informação e conectividade, através do conceito de “Internet das Coisas” (do inglês IoT, Internet of Things), a “Indústria 4.0” tem como objetivo otimizar e modernizar o processo produtivo, levando à redução de custos, ao pleno atendimento das necessidades dos consumidores, com produtos customizados e individuais, e atingindo o mesmo nível de competitividade em custo de processos de produção em massa. Indústria 4.0 é a aplicação mais eficiente dos recursos, proporcionando reduções de custos de manutenção, consumo de energia e insumos, e aumentando a produtividade.

 

 

Lab de Soluções

A Fispal Tecnologia- Feira das Indústrias de Alimentos e Bebidas oferecerá a seus participantes uma iniciativa inédita: solucionar os desafios de suas empresas com a ajuda de profissionais de diversas áreas tecnológicas do SENAI-SP, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A oportunidade estará disponível a todos os visitantes da 33ª edição da Fispal Tecnologia- Feira das Indústrias de Alimentos e Bebidas. Esta parceira pioneira recebe o nome de Lab de Soluções, espaço exclusivo da mostra destinado à prática, onde será possível vivenciar todo processo de geração de ideias em suas diversas fases.

 

Segundo Cristiana Ambiel, coordenadora de atividades técnicas do SENAI Barra Funda, o Lab de Soluções possui um formato inovador, nunca antes realizado em uma feira. “Ele possibilitará que o participante/visitante da feira possa vivenciar e ou acompanhar o processo de geração de ideias em suas diversas fases. Eles ainda terão um time de profissionais do SENAI-SP que atuam com logística, energia, automação, refrigeração, alimentos e outras áreas, discutindo soluções para um determinado problema apresentado pelas indústrias de alimentos que estarão na Fispal Tecnologia”, explica.

 

A Fispal Tecnologia- Feira das Indústrias de Alimentos e Bebidas reconhecerá a importância das embalagens com um espaço exclusivo aos profissionais do setor. Batizado de “Lounge ABRE da Embalagem”, a iniciativa é uma parceria com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE). “Buscamos a parceria com a ABRE para somar esforços e potencializar a presença de empresas da área de embalagens. Nada mais justo do que disponibilizar esta facilidade para os visitantes da Fispal Tecnologia, tendo em vista que a embalagem é o cartão de visita dos produtos, é a vitrine da indústria de A&B”, declara Clélia Iwaki.

 

O Lounge é destinado aos especialistas que atuam nessa importante área que movimentou R$ 64 bilhões na economia brasileira em 2016. Seu principal objetivo é reunir os profissionais que atuam em agências responsáveis pela criação de peças até pequenos e médios fabricantes, potencializando a troca de informações, apresentação de tendências e soluções para o segmento.

 

“O desenvolvimento do setor visa atender cada vez melhor a sociedade, e entendemos que momentos como feiras de negócios propiciam a integração da cadeia produtiva com vistas a desenvolver melhores soluções. Esperamos que o Espaço ABRE da Embalagem contribua para a participação de mais empresas na feira Fispal Tecnologia 2017 e que ao mesmo tempo acolha aqueles que buscam soluções e parcerias”, comenta Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE.

 

 

Confira alguns lançamentos da Fispal Tecnologia

 

Adecol - adesivos para embalagens mais econômicas

Uma das novidades da empresa de colas e adesivos para a indústria Adecol para a Fispal 2017 é a nova linha de adesivos metaloceno, que em estado líquido possui coloração transparente e ótima performance, que oferecem alto rendimento na aplicação e resistência à oxidação, com um custo de até 10% menos do que as opções de metaloceno oferecidas no mercado atualmente.

 

O grande atrativo destes dois produtos sem dúvida é o custo reduzido para as propriedades que eles oferecem. Ambos cumprem perfeitamente o objetivo de colagem de embalagens, sejam caixas, cartuchos duplex e triplex, com ou sem tratamento. Mais uma vez, os produtos foram criados ouvindo o mercado, uma vez que o custo da embalagem deve influir cada vez menos no valor final, ou seja, é preciso reduzir gastos, sem diminuir a qualidade.

 

No estande da Adecol, vendedores técnicos treinados e que atuam com os segmentos de linha final e convertedores apresentarão também as linhas completas de adesivos hotmelt PSA, hotmelt pellets, hotmelt Bastão, PVA e limpadores de coleiro. Muito usadas na indústria de alimentos, as colas caseína, semi sintética e vegetal também fazem parte do portfólio da Adecol e serão expostas na feira.

 

Além disso, a empresa apresentará soluções como o PUR, adesivo à base de poliuretano reativo, que reage com a umidade do ar/substrato. O PUR é utilizado para aplicações de cartuchos clear box, oferecendo ótimos benefícios de resistência e alta performance.

 

Thyssenkrupp – alimentos mais saudáveis e sem contaminação

Ao invés de utilizar processos de aquecimento e resfriamento para matar germes, fungos e bactérias, como ocorre na pasteurização convencional, a solução da thyssenkrupp consiste na aplicação de uma pressão de até 6.000 bar para pasteurizar o produto (equivalente à pressão exercida pelo peso de três aviões modelo 747 na superfície de um smartphone). Dessa forma, todos os microorganismos são eliminados sem que o alimento perca suas características nutricionais, de sabor e aparência. Vale ressaltar que o processo não utiliza qualquer tipo de aditivo ou conservante químico, apenas água potável e energia elétrica.

 

Outra vantagem é que a solução pode ser utilizada em produtos finais já embalados em plástico ou a vácuo, o que, além de evitar sua recontaminação, amplia o tempo de prateleira em até quatro vezes (quando comparado a alimentos frescos em natura) e torna mais fácil a logística de transporte, permitindo que a indústria amplie a distribuição.

“A tecnologia HPP garante um produto 100% orgânico e pode ser aplicada nos mais variados tipos de alimentos, entre vegetais, carnes, peixes, frutos do mar e sucos”, destaca Luiz Antonio Mello, gerente de desenvolvimento de negócios da thyssenkrupp Industrial Solutions para o Brasil.

 

Além de fornecer a tecnologia, a thyssenkrupp também presta serviços de engenharia e fornece todo o maquinário necessário para a operação de uma planta completa de processamento de alta pressão, incluindo a automação. Os equipamentos oferecem alta confiabilidade e robustez, ao mesmo tempo em que são de fácil operação e manutenção.

 

Datalogic – Identidicação mais de 1200 produtos/minuto a 3m do código de barras
A Datalogic irá demonstrar durante a feira sua linha de equipamentos Matrix que permite a leitura de códigos lineares ou bidimensionais em diferentes tipos de equipamentos usados na indústria e no comércio. Entre as vantagens do rastreamento de produtos industrializados em seus processos de fabricação, está a possiblidade de localizar falhas ou defeitos de composição na linha de produção e apontar áreas de processamento que necessitam ser melhoradas ou atualizadas.

 

Tanto para produtos de consumo rápido (carnes, congelados e embutidos) quanto na indústria eletrônica ou mecânica os benefícios permitem a otimização de processos, economia de recursos e inclusão de procedimentos para a melhoria final de insumos. A Datalogic está no mercado de identificação desde 1972 e atualmente 60%mais de 35% deste tipo de leitores utilizados no mercado mundial são da empresa.

 

Para mais informações e credenciamento, acesse: www.fispaltecnologia.com.br

 

Deixe seu comentário