Food Service

Notícia

Faça Acontecer!

Por Gilmar Horácio

04/12/2014

Quais são suas expectativas para 2015? A atual situação da economia e boatos quanto ao novo mandato do governo brasileiro te amedrontam? Ao traçar suas metas e objetivos para o próximo ano, não esqueça, em qualquer situação ou era da história, é você quem faz o seu sucesso.

 

Lembrei-me da fábula do vendedor de cachorro quente, narrada pelo ministro Ernane Galvêas em 1981. Um homem vendia cachorro-quente na beira da estarda. Ele não tinha rádio, TV e nem lia jornal, não sabia da crise que se alastrava pela cidade e só se preocupava em produzir e vender bons lanches. Prezava muito pela qualidade do pão, da salsicha e do atendimento a seu cliente. E o negócio, como não podia ser diferente, prosperava.

 

Ele também sabia divulgar como ninguém seu produto: colocava cartazes pela estrada, oferecia em voz alta e o povo comprava. Formou uma clientela fiel que voltava sempre e trazia cada vez mais gente para sua barraca, até que ele construiu uma grande loja e, como estava prosperando cada vez mais, mandou seu filho estudar na melhor faculdade do país.

 

Um dia, seu filho, já formado, voltou para casa e falou: - Pai, você não ouve rádio, não vê TV, não lê os jornais? A situação é crítica, o país vai quebrar. Depois de ouvir isso, o homem pensou: “Meu filho estudou fora, lê jornais e vê TV. Deve estar com a razão”.

 

Com medo, e a fim de economizar preocupado com a tal crise, procurou um fornecedor mais barato para o pão e salsichas de menor qualidade. Além disso, parou de fazer seus cartazes de propaganda que espalhava pela estrada. As vendas, é claro, despencaram até o negócio quebrar. Então o pai, muito triste, falou para o filho: - Você estava certo filho, estamos no pior momento de todos os tempos.

 

Moral da história: Em qualquer situação devemos criar nossa própria realidade, traçar metas e objetivos para cada setor do seu negócio, e ter a equipe capacitada e alinhada com os objetivos, pois assim estarão motivados e prontos para atingi-los. Logo, o que foi traçado como objetivo será a sua realidade. O seu crescimento é você quem faz.

Deixe seu comentário