Food Service

Notícia

Dia dos Namorados é a grande aposta dos restaurantes

Para a grande data, restaurantes preparam programação especial. Chef Maurício Tocci dá dicas e orientações de como estabelecimentos podem se organizar para atrair casais e agradá-los com muito romantismo e sabor

08/06/2016

Proporcionar novas sensações, enaltecer o romance e apimentar o relacionamento. Essa é a proposta de alguns estabelecimentos para o Dia dos Namorados.

O Chef Maurício Tocci, especializado em consultoria gastronômica para bares e restaurantes, deixa claro que a data deve ser encarada de forma especial pelos estabelecimentos e que há benefícios em se investir no Dia dos Namorados.

Aguçar os cinco sentidos dos casais e apostar em pratos harmoniosos, ingredientes diferenciados, bem como ambientação propícia ao romantismo, são formas de agradar os pombinhos e fidelizá-los.  

 

MENU PARA CRIAR CLIMA ESPECIAL

Para menus especiais, o chef orienta pelo menos duas opções de entradas, saladas, pratos principais e sobremesas que abranjam o maior número de paladares, mas sem abrir mão do conceito original da casa. “As preparações devem ser leves, coloridas e no caso das entradas e pratos principais, focadas na proteína. Frutos do mar, carne bovina, chocolate, brotos de ervas, flores comestíveis e temperos revigorantes como curry, páprica e pimenta verde, aumentam o romantismo e a disposição dos casais”.

Recém aberto, o B&B – Boards & Burgers aposta no uso de ingredientes afrodisíacos para apimentar a relação de cada casal. O Kimura também apresenta um cardápio mais apimentado, com um toque romântico, com uma sobremesa de cubos de brownie com calda de morango e pimenta biquinho, além de seus incluem sashimis especiais como o de salmão toast com molho de maracujá.

No dia 11, o Simples Assim irá promover um jantar com “Menu Romântico”, com pratos especiais preparados pelo chef da casa, Guilherme de Rosso.  O clima é de romance também no Quadrifoglio, que aposta em uma degustação de pratos da culinária italiana para os casais, marcando uma noite memorável.

E o tradicional Terraço Itália não podia ficar de fora. O restaurante que já foi palco de milhares de pedidos de casamento terá, de 10 a 12 de junho, um menu em quatro tempos, preparado pelo chef toscano Pasquale Mancini, seguindo a tradicional sequencia italiana, com antipasti, primeiro e segundo prato, e sobremesa.

O cardápio especial do Le Vin Bistrô, com unidades em São Paulo, Rio e Brasília, terá como sobremesa macarons aromatizados com whiskey ou rosas. Já o restaurante AF Gastronomia, aproveitando a data, organizará um jantar temático e sedutor nos dias 10 e 11 em seu estúdio particular, que não é aberto ao público em dias normais.

Enquanto a maioria aposta no clima romântico, o Mud Bug apostou no público que busca um programa mais agitado e oferece um jantar dançante, que acompanha ainda um drink chamado de cabaret de presente.

 
ABERTURA EXCEPCIONAL NESTE DOMINGO

Tocci ressalta que, por se tratar uma ocasião especial, toda a equipe envolvida deve estar engajada para atender aos clientes com agilidade, bem como estarem cientes do aumento de movimento, que possivelmente acarretará em extensão do horário de trabalho. Segundo o chef, a crescente dos lucros pode variar entre 200 a 250% na data.

Localizado na charmosa Oscar Freire, o Las Chicas abrirá com exclusividade suas portas no domingo, 12, para oferecer o jantar especial. Com ótimo custo benefício, a Chef Carolina Brandão, fechou um menu, com direito a entrada, prato principal e sobremesas, com opções de um bom vinho para acompanhar.

 
RESERVAS EVITAM FILAS

Dentro do planejamento deve haver também uma estrutura elaborada para atender a demanda e organizar filas e reservas. “Um colaborador deve ser designado para a função de organizar as filas, reservas e a comunicação entre a recepção, atendimento e cozinha deve ser redobrada. Lembrando que quanto mais a agilidade, maior o giro de mesas e consequentemente o lucro”, pontua.

Para incentivar os clientes a planejarem a comemoração e evitar transtornos de última hora, o Mística Pizza presenteará os casais que fizerem a reserva com uma sobremesa e duas taças de espumante. Os 20 primeiros ganharão ainda um par de ingressos para assistir a um filme da Imovision em cartaz no Reserva Cultural (ingressos válidos até dia 15/6) e dois croissants de amêndoas para acompanhar a sessão.

 

PROMOÇÕES INCENTIVAM O CONSUMO

Para aumentar ainda mais o romantismo local, música ao vivo, decoração com flores e velas, bem como menor iluminação direta e uso de louças diferenciadas são as dicas do chef Maurício. Para divulgar o atendimento especial aos casais, as redes sociais, segundo o consultor, são os melhores meios para atingir o público.

“Fotos dos pratos numa mesa bem bonita e decorada com o tema (fiel à utilizada no dia), assim como as atrações e diferenciais devem ser destacados. Reservas antecipadas com preços promocionais, aumentam o engajamento e a organização. Capriche nos números de postagem. Outra dica é investir em anúncios em navegadores e nas redes”, diz Tocci. Entrega de mimos na saída também é um ótimo artifício de fidelização. Alguns lugares irão oferecer essas possibilidades aos enamorados.
 

VELEIRO

O restaurante propõe um menu degustação especial em três etapas, além de sobremesa e, como brinde, o drink “Mar Vermelho”. No domingo (12) será sorteado uma diária de hospedagem para o casal, no Hotel Praia Linda.

JOE E LEO’S

No clássico carioca, o casal que pedir dois pratos principais leva de cortesia dois drinks de melancia servidos no pote. A promoção começa a valer a partir de sexta-feira (10).

SIRI DE VILA ISABEL

O local oferecerá três opções de pratos: Sedução, Paixão e Amor. Ao pedir qualquer um dos pratos, o casal ganha um Petit Gateau.

POINT DE GRUMARI

Com um ambiente bucólico e que exalta a natureza, o restaurante preparou um combo especial que serve duas pessoas. Ainda haverá sorteios e surpresas para os namorados.

VINOTECA PAULISTANA BISTRÔ

As chefs Vanessa Alves e Cintia Piubelli desenvolveram um cardápio para um jantar com entrada, prato principal e sobremesa A comemoração acontece nos dias 9, 10 e 11 de junho. Além do jantar especial, o local sorteará duas estadias para fim de semana em uma pousada na Ilhabela aos casais que harmonizarem seus jantares com os vinhos Chileno Granito Reserva, uvas Carmenere ou Cabernet Sauvignon ou Sauvignon Blanc. Já os casais que optarem pelo vinho chileno Montes Reserva Merlot ganharão uma vela estilizada, aromatizada com a essência do vinho.

YOI! ROLLS & TEMAKI

O restaurante preparou uma promoção. Para participar, basta compartilhar em “modo público” no Instagram ou Facebook uma foto tirada em uma das lojas com a hashtag #namoradosyoi e realizar a marcação nas redes sociais @yoirollsetemaki. Os ganhadores receberão um jantar exclusivo preparado pelo sushiman chef da Yoi!, Ricardo Yokota. A promoção de Dia dos Namorados acontece entre 05 e 12 de junho.

CAMILA’S

Até o Camila’s, restaurante brasileiro com unidades em Orlando e Miami, nos Estados Unidos, está promovendo ações para o dia em homenagem aos brasileiros de lá. A campanha, que vai presentear o casal vencedor com uma diária num hotel cinco estrelas no Brasil, Orlando ou Miami, consiste na publicação de um vídeo de 15 segundos no Facebook ou Instagram com as hashtags ?#‎diadosnamoradoscamilas, ?#‎temperodoamor e ?#‎hotel5estrelas. 

CARDÁPIO FIT

Para os casais fitness, a Inspire FIT promete uma noite especial, com um menu funcional, para que os namorados não adquiram quilinhos a mais na balança. A casa está localizada na Mooca, em São Paulo. É necessário realizar reserva para garantir a comemoração da data.

 

Deixe seu comentário