Food Service

Notícia

Como superar um novo concorrente no mercado

Com a forte concorrência, é preciso estar atento às mudanças

20/10/2014

Todo dia nasce um novo concorrente para o seu negócio. O mundo globalizado e tecnológico é absurdamente mais competitivo hoje que há 10 anos. Não podemos concorrer com a velocidade da internet, mas temos que estar atentos, especialmente ao nosso posicionamento nas redes sociais. O consumidor fala para milhares ou centenas de milhares atualmente.

 

Estar alheio às mudanças é certeza de fracasso. Toda mudança gera stress, que surge da preocupação de não dar certo. Nos negócios, essa preocupação é ainda mais forte por que empresa é um lugar de risco, que depende de sua maior unidade de lucro, o cliente.

 

O cliente, no entanto, não é fiel. Sou pragmático ao dizer isso porque não vejo fidelidade como uma via de mão única. Dependerá de uma série de ações de valorização, que sua empresa precisa ter para não ver seu cliente migrando para o concorrente.

 

Para isso, é preciso ter diferencial. Você conhece o da sua empresa? Se você respondeu tradição, tempo de mercado, estoque, distribuição, estrutura fabril, localização da loja e qualidade do produto, você está pensando como empresário do século XX.

 

Mas, se você respondeu atendimento rápido, acolhimento ao cliente, ouvidoria, capacidade de solucionar problemas e dar suporte com a maior agilidade do mercado, durabilidade do produto, relacionamento no pós-venda, aí você está no século XXI e provavelmente será percebido, considerado como opção de compra, recomprado e indicado.

 

Para competir e vencer, não precisamos falar da gente, da empresa e por último do cliente. É preciso inverte essa ordem: cliente, empresa e produto.

 

Marcelo Ortega é consultor e especialista em venda

Fonte: Exame Online

 

 

Deixe seu comentário