Food Service

Notícia

Como empreender em um mercado que ainda não existe?

Criar um novo mercado é uma experiência que poucos empreendedores têm a oportunidade de passar, e envolve uma série de desafios e oportunidades

13/11/2014

Um grande benefício é o fator novidade, que auxilia muito na divulgação do novo negócio, bem como na motivação da compra, impulsionada pela curiosidade dos consumidores. Por outro lado, transmitir o conceito do negócio nem sempre é simples.

 

Esse foi um dos grandes desafios da Los Paleteros no início da empresa, já que foi necessário explicar o que era uma paleta ao comercial de um shopping a centenas de quilômetros de distância, e que nunca havia consumido um de nossos produtos. Conseguir vender a ideia é o que permite um dos maiores benefícios de um novo negócio, que é a oportunidade de se posicionar nos melhores pontos comerciais antes do surgimento de concorrentes.

 

O pioneirismo acaba criando uma forte associação do produto à marca criadora que acaba virando sinônimo do novo produto. Um mercado novo pressupõe que não existem concorrentes diretos inicialmente. Com isso, a liderança de mercado é uma coisa que ocorre naturalmente, mas manter-se nessa posição é algo bastante desafiador.

 

Se o sucesso for grande, dentro de poucos meses certamente concorrentes surgirão, pois é impossível que um bom mercado não atraia outros empreendedores. Manter a qualidade e inovar são fatores essenciais.

 

Conforme o sucesso do novo produto se espalha, a demanda de mercado cresce muito rapidamente, gerando grande oportunidade de crescimento. Isso é ao mesmo tempo uma grande oportunidade e um desafio ainda maior. Toda essa demanda deverá ser suprida por alguém, e se o pioneiro não conseguir acompanhar esse crescimento, é possível que um ou mais concorrentes surjam para ocupar os espaços.

 

Estes concorrentes podem muitas vezes não possuir toda a qualidade que levou ao sucesso do pioneiro, e podem estragar o mercado. Finalmente, a qualidade do produto nunca pode ser sacrificada para crescer mais rápido. Isso pode ser a ruína da empresa.

 

Gean Chu é sócio-fundador da rede especializada em paletas mexicanas Los Paleteros. 

 

(Artigo publicado na Revista Exame)

Deixe seu comentário