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Comerciantes precisam adaptar cardápio para manter lucro no inverno

Enquanto restaurantes colocam o caldo como carro-chefe, sorveterias apostam nos fondue e cafés artísticos

28/07/2014

O frio do inverno diminui, consideravelmente, o volume de clientes nos estabelecimentos do setor alimentício. Porém, em contrapartida, o apetite costuma aumentar, já que o corpo precisa de mais energia. Dessa forma os pratos mais encorpados e calóricos exercem uma atração quase irresistível no paladar dos clientes.

 

Para os bares e restaurantes, essa é uma ótima oportunidade de oferecer receitas diferentes, com a cara da estação – o que pode aumentar o seu lucro e, ao mesmo tempo, deixar os frequentadores do seu estabelecimento muito satisfeitos.

 

Saem de cena as saladas, sucos e maioneses. Pratos com molhos, Fondue, chocolate quente, cappuccino, caldos e sopas entram no cardápio e devem ser usados de forma estratégica pelos donos dos estabelecimentos para alavancar os lucros.

 

Não é preciso fazer grandes alterações na cozinha para criar novas opções no menu. Incluir uma “sopa do dia”, por exemplo, exige apenas a preparação de uma receita a mais e garante bons resultados. 

 

Para não correr riscos, analise o seu cardápio e faça alguns ajustes, substituindo, temporariamente, os pratos que costumam ter menos saída nessa época do ano, como saladas e outros mais leves. Assim, você concentra as suas compras nos ingredientes adequados e evita desperdícios.

 

Outra dica é substituir sucos e frozens por bebidas quentes, como o chocolate quente e cafés artísticos. Estudos apontam que medidas simples como essas elevam os ganhos dos estabelecimentos em 20%.

 

 

Importante: Para incentivar os pedidos, capriche na divulgação das novidades do cardápio. Cartazes, destaque no próprio menu e e-mail para os clientes cadastrados são boas estratégias. Oriente também os garçons e atendentes a oferecerem as sugestões de inverno, destacando os seus diferenciais.

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