Food Service

Notícia

Clientes trocam bares por padarias com a crise; consumo em restaurantes também cai

Ainda de acordo com o levantamento, a refeição em restaurantes a quilo também registrou uma queda de 20%

09/09/2016

Com o orçamento limitado pela crise, os consumidores estão deixando os bares e preferindo as padarias. Os clientes gastaram cerca de 30% a menos nos bares, entre abril e junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já nos estabelecimentos em que os preços são mais baixos, como as padarias e as lanchonetes, houve um aumento superior a 10%. A pesquisa é do Instituto Foodservice Brasil (IFB), que reúne 9.600 estabelecimentos.

Ainda de acordo com o levantamento, a refeição em restaurantes a quilo também registrou uma queda de 20%. A comercialização de hambúrgueres e sanduíches aumentou 5% e 10%, respectivamente, enquanto a venda de sobremesas caiu 18%. Para os pesquisadores, a confiança do consumidor e o desempenho da economia brasileira contribuíram para o resultado.

— Além disso, há contínua desaceleração da massa salarial, encarecimento e restrição do crédito — analisa Alexandre Guerra, presidente do IFB.

A inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulada em 12 meses, até julho, foi de 8,74%. Já a alimentação no domicílio subiu 16%, enquanto a comida fora de casa registrou alta de 9,06%.

 

Fonte: Extra

 

Deixe seu comentário