Food Service

Notícia

Cinco dicas para harmonizar vinho e chocolate

Os queridinhos do inverno podem alavancar as vendas quando bem harmonizados

26/08/2016

Tanto o chocolate quanto o vinho são muito apreciados no Inverno, mas harmonizações entre os dois não são muito comuns. Afinal, o ajuste entre eles deve ser um pouco mais cuidadoso do que entre vinhos e pratos salgados, por exemplo. Mas, se bem determinadas e feitas de maneira correta, o resultado é fantástico. O enólogo e sommelier do grupo Miolo, Daniel de Siqueira, selecionou alguns vinhos da marca e harmonizou com produtos da Nugali Chocolates.

Duas combinações foram consideradas perfeitas, em que os sabores e aromas do vinho e do chocolate se integraram e potencializaram tanto um quanto o outro: Serra do Conduru 80% Cacau com Merlot Terroir (safra 2012) e Dragée de Banana com Terranova Late Harvest (safra 2012).

 

Abaixo algumas dicas para quem busca uma combinação harmoniosa entre chocolate e vinho, confira:

1. Desejavelmente o vinho e o chocolate devem ter doçuras parecidas. Se um for muito mais doce, o outro parecerá amargo demais.

2. Procure combinar o teor de taninos, presentes tanto no vinho quanto no chocolate. Quanto mais elevado o teor de cacau de chocolate, mais elevado seu teor de taninos, pedindo um vinho mais tânico. Se forem muito diferentes, um deles parecerá muito adstringente.

3. Chocolates de sabor intenso pedem vinhos com sabor intenso, para que um não "esconda" o outro.

4. Busque casar notas de aroma e sabor entre o vinho e o chocolate. Na combinação Dragée de Banana com Terranova Late Harvest, por exemplo, a banana do dragée se combinou com as notas frutais do vinho de colheita tardia.

5. Mas o mais importante é experimentar bastante e lembrar que o fundamental é que a combinação seja prazerosa para quem está experimentando.

Deixe seu comentário