Food Service

Notícia

Cafeteria em estilo francês é nova tendência entre empreendedores

Com primeira unidade aberta há apenas 2 anos, a empresa já estuda expansão para outros estados brasileiros como Rio de Janeiro e São Paulo

24/10/2016

O negócio familiar com ares parisienses, dirigido pelas irmãs Bruna e Paula Vieira, teve sua primeira unidade aberta em 2014, em Itapema, cidade do litoral norte catarinense. Na época, eles não imaginaram que a cafeteria e doceria Café du Centre faria expressivo sucesso em tão pouco tempo. Depois de um ano de funcionamento, pela qualidade dos produtos servidos, do atendimento e da temática do local, começaram a receber diversas solicitações de clientes interessados pela marca.

Em 2015 estruturaram o sistema de franquia e, em 12 meses, 6 unidades já foram inauguradas nos estados de Santa Catarina e Paraná. Até o final do ano deverão ser abertas outras 4 unidades.

Mesmo com uma empresa iniciada em um período conturbado da economia, a direção da Café Du Centre constatou que o brasileiro não abre mão de dividir agradáveis momentos ao redor da mesa, degustando uma boa comida, apreciando uma diferente cultura gastronômica e, é claro, provando um café de qualidade, servido em várias versões. Prova disso é o crescimento exponencial tanto da matriz quanto das franquias. Algumas chegam a ter um faturamento mensal entre R$ 80 a R$ 120 mil.

“A adesão do público foi tamanha logo que abrimos a matriz na cidade de Itapema que tivemos filas de espera de pelo menos 3 horas”, contam as empresárias Bruna e Paula.

Além da matriz, o Café du Centre conta com franqueados nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Joinville (em Santa Catarina), e Curitiba e Francisco Beltrão (no Paraná). Deverão ser abertas em breve novas unidades em Maringá, Cascavel e Londrina (PR) e em Chapecó (SC). Também estudam pedidos para abertura de outras unidades em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Franquia de Curitiba



Receitas de sucesso

Além das variadas opções de cafés, com grãos selecionados moídos na hora, e do charmoso ambiente parisiense, os sabores dos doces e salgados chamam a atenção. Entre eles estão os tradicionais croissants. Feitos por um chef francês, têm casquinha crocante e recheios doces, salgados e agridoces, que transportam os visitantes para uma das famosas cafeterias de Paris. A Café du Centre também foi pioneira no Brasil pelas taças de sobremesas que enchem os olhos e aguçam os paladares mais exigentes. Ficou conhecida popularmente como “Taça Suja” e se tornou tendência em todo o país. Outra novidade que tem conquistado o paladar dos frequentadores é o algodão doce servido sobre os cafés e outras bebidas quentes, que encantam adultos e crianças.

O cardápio diferenciado tem inspiração na cozinha francesa, mas conta também com outras especialidades nacionais e internacionais.

Como um pedaço da França veio para Santa Catarina

 

Franquia de Blumenau



Foi em 2014 que as irmãs Bruna, formada em Psicologia, e Paula Vieira, formada em Administração de Empresas e Fotografia, decidiram dar novo rumo às suas vidas, com suporte de sua família. Apaixonadas pela gastronomia sentiam falta de um espaço agradável para um bate papo, café e boa comida nos finais de tarde. Como Santa Catarina, com o Valeu Europeu, tem grande concentração da cultura germânica e italiana, surgiu a ideia de inaugurar uma casa típica francesa complementando as opções gastronômicas da região. Depois de planejamento, muitas pesquisas e viagens à França inauguraram o Café du Centre, com referência às tradicionais casas de café de Paris, incluindo adaptações ao gosto do público brasileiro. 

O ambiente, pequeno e intimista, traz desde a fachada até o seu interior elementos característicos da França. Há bandeiras do país, objetos decorativos soltos como a Torre Eiffel espalhados na recepção e nas mesas, quadros e gravuras de artistas nas paredes, cadeiras no estilo Luís XV sem contar a trilha sonora composta de músicas típicas.

“A concepção do cardápio até a ambientação foi pensada para que as pessoas tivessem acesso a um lugar que proporcionasse não só prazeres gastronômicos, mas também a cultura, a beleza e o charme de um ambiente francês”, destacam as empresárias.

Quem desejar experimentar um dos pratos servidos no Café du Centre tem que se programar. O horário de atendimento da cafeteria e doceria é das 15 às 20h de terça a domingo.

Deixe seu comentário