Publicidade

Food Service

Notícia

Bares e restaurantes de Pernambuco terão que orientar como socorrer pessoas engasgadas

Estabelecimentos terão que se adequar a uma nova lei

24/05/2016

Bares e restaurantes da capital Pernambucana terão que se adequar a uma nova lei aprovada pela Alepe. A normativa prevê que todos os estabelecimentos que comercializarem comida pronta devem ter fixados em suas paredes cartazes informativos que expliquem de forma elucidativa como aplicar corretamente a manobra de Heimlich. Esse artifício ajuda no processo de desobstrução das vias aéreas em pessoas engasgadas e pode ser realizado por qualquer um que esteja minimamente apta, evitando até mesmo possíveis mortes.

O clima diante da decisão legal é de aceitação. Tanto a associação Abrasel quanto os donos dos negócios acreditam ser de extrema importância capacitar a própria população para eventuais engasgamentos.  Já se fala em capacitação também aos funcionários dos restaurantes, que podem ser treinados para enfrentar a situação com mais cautela e profissionalismo do que os clientes que podem acabar se desesperando. 

Apesar de ter sido bem recebida, a lei, que também é comum em outros países (como os EUA), enfrenta dificuldades de aplicação por conta da falta de fiscalização. O deputado Beto Accioly (PSL-PE), autor da lei, admite que muitos restaurantes ainda não adotaram a medida e reconhece sua inaplicabilidade no momento. 

 

Deixe seu comentário