Food Service

Notícia

Aplicativo de marketing é a aposta das redes de food service para melhorar as vendas

Bonuz, que já está presente em mais de 1,5 mil estabelecimentos, é a novidade das redes Divino Fogão e Patroni Pizzas para a reta final de ano

23/11/2016

Para melhorar as vendas no fim do ano e manter o crescimento, o setor de food service - que ano passado aumentou em 9,4% segundo pesquisa setorial da Associação Brasileira de Franchising - adere a novas ferramentas de marketing, como o aplicativo Bonuz. Presente em mais de 1,5 mil estabelecimentos do ramo de alimentação no país, o aplicativo começa a ser utilizado em 185 lojas da  <http://divinofogao.com.br/> Divino Fogão e 150 da  <http://www.patronipizza.com.br/> Patroni Pizzas. 

A proposta da empresa desenvolvedora do  <http://bonuz.sumone.com.br/> Bonuz, a SumOne, é levar a tecnologia e a experiência do consumidor, que são marcas do comércio digital, para o varejo físico, aposentando os velhos cartões de fidelidade em papel. A ferramenta procura empoderar franqueados e estabelecimentos locais de food service e já apresenta bons resultados. “A conversão média é cerca de 10%, mas há alguns tipos de ofertas com até 36,6%, o que significa que três em cada dez clientes retornaram aos estabelecimentos físicos das lojas depois de receberem ofertas via plataforma”, afirma Carlos Eduardo de Souza, cofundador e diretor de marketing da SumOne. 

O Bonuz atende mais de 20 marcas de food service, incluindo o Subway e a Pizza Hut, no estado do Rio de Janeiro, e outras redes nacionais como Spoleto, Giraffas e Megamatte. Ao todo, são 1,5 mil estabelecimentos registrados no aplicativo, que conta com mais de 400 mil downloads e uma média de 100 mil usuários ao mês. O Bonuz é o maior programa de marketing para o food service no Brasil e a meta é chegar em 7 mil pontos de venda até 2018.

Aumento da frequência e recompensas

Agora, além de reter os clientes das redes parceiras, as ferramentas de marketing desenvolvidas pela empresa também ajudam os varejistas do segmento a captar mais consumidores. Essa é a grande novidade da empresa. “Fizemos uma mudança no método de recompensas e conseguimos aumentar o número de novos clientes dos estabelecimentos em 27% e o resgate de recompensas em 24%. Ou seja, melhoramos o engajamento do cliente com a marca”, constata Souza. Além disso, as novas ferramentas proporcionaram um aumento de 4% na frequência dos usuários nas lojas. 

Inspirados no modelo do Uber, o aplicativo conta com três novas ferramentas para captação e retenção dos consumidores. A primeira é o “Indique Amigos”, onde um usuário do Bonuz pode indicar um conhecido para fazer parte do programa. Por meio do sistema ganha-ganha, tanto o cliente quanto o indicado recebem benefícios da loja. A segunda é o “Código Promocional”, onde é possível mensurar o resultado e a origem da ação, seja ela digital, como em redes sociais e no Google, ou tradicional, em flyers, panfletos e cartazes. 

Por fim, a opção de “Satisfação do Cliente” foi aperfeiçoada. O consumidor pode avaliar o estabelecimento pontuando de uma a cinco estrelas e também consegue explicar os motivos da nota, em um campo fechado. “Essa é mais uma ferramenta criada, a partir do Bonuz, para entregar os melhores resultados aos franqueados e tem grande aceitação. Entregamos, em média 150 mil avaliações por mês para os parceiros. O review é muito importante para o empreendedor. Ele precisa de informações estatísticas e qualitativas para aperfeiçoar o trabalho e crescer”, completa o diretor.  

Deixe seu comentário