Publicidade

Food Service

Notícia

Anvisa oferece curso gratuito à distância sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Com carga horária de 12 horas, o curso pode ser acessado pelo site da Agência, que dará uma declaração de conclusão ao aluno

25/05/2015

O curso foi desenhado para ampliar e enriquecer os conhecimentos dos manipuladores, apresentando os cuidados básicos com a higiene e o preparo de alimentos e prevenindo assim, possíveis doenças e intoxicações alimentares. A Agência acredita que a qualificação dos profissionais envolvidos com a manipulação nos serviços de alimentação é estratégia prioritária para a promoção de alimentos de melhor qualidade e mais seguros ao consumo.

 

O curso é gratuito, possui carga horária de 12 horas e após sua conclusão, o aluno pode gerar uma Declaração de conclusão. O “Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” está disponibilizado no portal da Anvisa como instrumento para promover a qualificação do segmento de alimentação, até o dia 21 de maio de 2015, haviam 75.838 inscritos e 34.864 certificados emitidos.

 

Devido o alcance do curso, consideramos que os objetivos específicos de aumento da conscientização das pessoas sobre a importância do controle da higienização, preparação, armazenamento, transporte, exposição das refeições oferecidas ao consumidor e qualificação dos manipuladores de alimentos sobre as práticas adequadas e as regras exigidas na legislação federal vêm aumentando.

 

Considerando os perfis dos participantes que iriam participar do curso à distância, este foi estruturado para capacitar os manipuladores de forma simples e lúdica, priorizando a utilização de recursos visuais e interativos.

 

A avaliação do perfil de participantes mostra que a maioria das pessoas é do sexo feminino e exerce atividades variadas, incluindo, principalmente, estudantes, profissionais de saúde, profissionais do comércio/varejo e da indústria de alimentos. A grande maioria tomou conhecimento do curso através do site da Anvisa, colegas de trabalho, Vigilância Sanitária Local ou pelo responsável do estabelecimento.

 

Esclarecemos que a realização deste curso não exime o manipulador de cumprir as exigências dos órgãos locais de Vigilância Sanitária que possuam regulamentação específica sobre o tema. O curso pode ser acessado pelo site da Anvisa:  http://www20.anvisa.gov.br/restaurantes_curso/index.php

 

Deixe seu comentário