Food Service

Notícia

ANR lança Guia Especial para Pessoas com Deficiência

Publicação busca auxiliar gestores na inserção de colaboradores em bares, restaurantes e similares

23/01/2017

Em iniciativa pioneira, a ANR (Associação Nacional de Restaurantes) criou o Guia Especial – A Lei de Cotas e o Colaborador com Deficiência. O objetivo é auxiliar os associados e gestores na inserção de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores de bares, restaurantes e similares.

O material traz um compilado de informações, com conteúdos referentes ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), Lei de Cotas (8.213/1991) e Princípios da Inclusão e Definições Universais, além de dicas de como se portar e evitar algumas situações ‘embaraçosas’.

Dividido em quatro tópicos (Introdução, O que os gestores devem saber, O que a equipe de colaboradores deve saber e O que o RH deve fazer), o guia apresenta dados referentes à participação de profissionais com deficiência no mercado de trabalho brasileiro, e um breve descritivo das limitações (física, visual, auditiva, cerebral e intelectual).

“O objetivo é ajudar os associados a integrar colaboradores com deficiência, para que eles se sintam bem na convivência com os demais e vice-versa. Além disso, há legislação inclusiva sobre a questão das cotas. A ideia é recomendar que a exigência seja cumprida e tornar esse processo menos complexo para nossos associados”, afirma Alberto Lyra Jr, diretor executivo da ANR.

De acordo com o último Censo do IBGE, em 2010, o Brasil possuía mais de 45 milhões de Pessoas com Deficiência, sendo 8% com limitações severas. No entanto, 350 mil trabalhadores nessas condições estavam inseridos no mercado de trabalho em 2013, o que corresponde a 0,73% dos empregos no Brasil.

A versão digital do Guia Especial – A Lei de Cotas e o Colaborador com Deficiência está disponível para os associados já na sexta-feira, 20 de janeiro. Para mais informações acesse:  www.anrbrasil.com.br

Deixe seu comentário