Food Service

Notícia

Alimentação e bebidas aceleram alta da inflação em dezembro

Alta nos preços desses produtos foi de 1,08% no período

12/01/2015

As despesas com Alimentação e Bebidas aceleraram o ritmo de alta na passagem de novembro para dezembro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado nesta sexta-feira (9) pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa do grupo passou de 0,77% para 1,08% no período.

 

Vários itens ficaram mais caros, com destaque para as carnes. A alta de 3,73% em dezembro fez o item ter o segundo maior impacto sobre o IPCA do mês, uma contribuição de 0,10 ponto porcentual, atrás apenas das passagens aéreas. A refeição fora de casa subiu 1,41%, terceira maior contribuição para a inflação de dezembro, o equivalente a 0,07 ponto porcentual.

 

Juntos, os itens passagens aéreas, carnes e refeição fora de casa foram responsáveis por 0,37 ponto porcentual da inflação, o equivalente a 47% do IPCA de dezembro. Ainda em alimentação, o feijão com arroz, prato típico do brasileiro, também ficou mais caro. Os feijões aumentaram 9,26%, em média, enquanto o arroz subiu 1,81%.

Deixe seu comentário