Food Service

Notícia

5 sinais de que seu funcionário está a ponto de partir

Muitos gerentes ficam surpresos quando um funcionário muda de atitude sem que eles percebam. Prestando atenção em algumas mudanças de comportamento, poderá se adiantar e convencê-lo a ficar ou se preparar para uma nova contratação

27/11/2014

A menos que seja algo realmente inesperado, como um cônjuge se transferido ou um parente doente necessitando de cuidados, sair de um emprego não é uma decisão simples. É como um rompimento.

 

Em alguns casos, você pode querer “salvar” seu empregado e pode até ser possível. Talvez ele esteja descontente com uma questão relativamente pequena, mas simplesmente não há uma maneira de corrigi-lo ou verbalizar o desconforto sem uma conversa franca.

 

Em outros casos, você concorda com a despedida, mas precisa fazer a transição o mais fácil possível, podendo preparar a tempo materiais de treinamento para o sucessor. Aqui estão os sinais que você está prestes a ter um funcionário cumprindo aviso prévio.

 

1. Ele cumpre estritamente seu horário

O sinal vermelho mais evidente de um empregado é ele estar cronicamente atrasado ou sair mais cedo, isso no caso do funcionário ter tido no passado o costume de trabalhar até mais tarde ou fazer tarefas além de sua função. Se ele está fazendo apenas o mínimo, o que inclui ir embora quando o relógio bate o final do expediente, é porque não considera seu trabalho uma prioridade.

 

2. Ele não está tão amigável com seus colegas

Muito parecido com um rompimento pessoal, pois fazendo o “corte” torna mais fácil o distanciamento dos colegas. Isso tudo depende de quão social este funcionário sempre foi. É um desafio, mas um gerente perspicaz deve ser capaz de enxergar esta mudança, que nem sempre é consciente.

 

3. Ele acabou de receber um diploma ou certificado…

… e quase não mencionou isso para você. Certamente há casos em que um empregado está terminando a graduação ou decide seguir uma nova habilitação/certificado, enquanto planeja ficar na empresa ou buscar posições melhores. No entanto, quando isto é feito em segredo, ele está provavelmente melhorando suas habilidades para buscar um novo emprego. Caso contrário, por que ele estaria gastando tempo, dinheiro e esforço apenas para manter uma posição que ele já tem?

 

4. Houve grandes mudanças na empresa recentemente

Este é complicado porque quando existem muitas outras coisas acontecendo, você não pode notar sinais de que um determinado funcionário está descontente com a forma como tudo está se desenrolando. Talvez haja uma grande quantidade de volume de negócios nos últimos tempos, ou talvez há novas diretrizes que alguns podem ver como rigorosas. As pessoas são criaturas de hábito, e o que pode parecer uma mudança inocente para um pode ser devastador para o outro.

 

5. Ele tem prioridades, um evento positivo na vida

De casamento até a chegada de crianças, as grandes coisas na vida, que são preenchidas com alegria, também pode significar o tempo de transição para os funcionários. Embora seja justo perguntar sobre quaisquer alterações que podem acompanhar um empregado, não se esqueçam de outros grandes eventos da vida, como a publicação de um livro, ficar noiva ou tentar entrar para os Jogos Olímpicos. Com outras coisas para se concentrar, ele pode pensar que não há tempo suficiente para seu trabalho atual. (Fonte: https://www.nibo.com.br/)

 

 

Deixe seu comentário