Food Service

Notícia

4 formas de reduzir os custos do seu restaurante em tempos de crise

Diminuir os custos do seu restaurante é uma prática essencial em tempos de crise. Para ter sucesso nesta empreitada, veja dicas que irá ajudá-lo a reduzir gastos

08/04/2016

 

Diminuir os custos do seu restaurante é uma prática essencial em tempos de crise. Para ter sucesso nesta empreitada, é preciso revisar processos, mudar procedimentos e, principalmente, criar novos hábitos para evitar o desperdício de matéria-prima e de dinheiro. Veja quatro dicas que irá ajudá-lo a reduzir os custos de seu restaurante em tempos de crise.

 

 

Negocie com seus fornecedores

 

 

Negociar preços e prazos de pagamento com seus principais fornecedores é uma forma de driblar a crise e buscar reduzir os custos do seu restaurante. A medida pode ser mais efetiva com os parceiros de longo prazo, que já conhecem sua forma de trabalhar e podem ver potencial em ceder neste momento para manter a relação de sucesso. Muitos fornecedores topam dar bons descontos caso você aumente a quantidade de pedidos. Analise se esta é uma opção viável para sua operação. Outra forma de reduzir custos é analisar na sua lista de fornecedores os parceiros que podem se tornar seus clientes. A permuta beneficiará o caixa dos dois lados.

 

 

Economize nas contas de consumo

 

 

Boa parte dos custos de um restaurante é relativa às contas de consumo, como de luz, água e gás. É claro que consumir estes recursos faz parte da operação da empresa, no entanto, para reduzir custos em tempos de crise, é preciso economizar até nos gastos essenciais. Para reduzir as contas com eficácia, é necessário investir no treinamento da equipe e implantar uma cultura organizacional que pregue a redução do desperdício em toda a operação do restaurante, passando pelos recursos como água e luz.

 

Mesmo medidas simples, como imprimir alguns cartazes para a parte interna do restaurante com dicas de boas práticas para reduzir o consumo, como apagar a luz sempre que sair de um ambiente, manter a torneira desligada enquanto não estiver sendo utilizada etc., ajudam a alcançar a meta.

 

 

Invista no planejamento

 

 

Apostar em um melhor gerenciamento de estoque é essencial para reduzir os custos do seu restaurante. Reserve um tempo para analisar a quantidade de alimentos comprados e a real demanda de consumo destes itens. Contar com um sistema de gestão exclusivo para restaurantes pode ajudar na tarefa, pois permite que você acompanhe não só o consumo de alimentos como as vendas realizadas.

 

Apesar de a tecnologia ajudar, ela não substitui a observação e o controle interno do desperdício da cozinha. É importante que você saiba o que e quanto está jogando fora todos os dias e implantar medidas para reduzir as sobras.

 

 

Manutenção Preventiva

 

 

Evite despesas inesperadas que podem se traduzir em um aumento de custos significativo para seu restaurante estabelecendo uma rotina de manutenção de equipamentos. Freezers, geladeiras e fogões, por exemplo, devem passar constantemente por inspeções para verificar pequenos problemas, como uma borracha de vedação solta ou motor sujo, que podem se tornar grandes dores de cabeça com o tempo, com o comprometimento total do aparelho.

 

Mudar hábitos e processos é a melhor forma de reduzir custos no seu restaurante. Reserve um tempo para analisar o que é possível fazer para manter o bom desempenho da operação ao menor custo possível e envolva toda a equipe neste processo de mudança. Os resultados serão significativos!

 

 

 

Fonte: Goomer

Deixe seu comentário