Food Service

Notícia

4 dicas para driblar a crise com a tecnologia

Mariana Fernandes*

22/02/2016

As dores de um dono de restaurante são diversas. As exigências fiscais que não dão trégua, falta tempo para a família, a dificuldade de controlar o estoque e a pouca qualificação da mão de obra. Com esses desafios, comuns mesmo em tempos de economia estável, é natural ver estabelecimentos quebrando antes do segundo ano de vida. Porém, a tecnologia dos sistemas para restaurantes chegou para combater esses e outros entraves. A analista de Marketing Digital da eComanda - Automação Comercial em Nuvem, Mariana Fernandes, selecionou quatro dicas que podem solucionar os problemas que o impedem de prosperar. Saiba quais são elas e faça parte do grupo de gestores que obtém sucesso em qualquer momento econômico:

 

1-  Esteja atento ao desperdício

É difícil ter tempo para avaliar um negócio minuciosamente quando você cuida de todos os processos de um restaurante, mas sabemos que isso é necessário para o sucesso de qualquer negócio.  Um sistema de gestão para restaurante eficiente fornece relatórios que proporcionam uma perspectiva precisa do volume de vendas, permitindo que você identifique padrões e tendências de pedido sem precisar dedicar muito do seu tempo. Quando chegar a hora de reabastecer o estoque, você saberá o que precisa comprar com base nos relatórios, sendo desnecessário fazer cálculos complexos. Com esse tipo de controle, você evita o desperdício devido ao descarte de ingredientes vencidos por falta de uso.

 

2 - Evite prejuízos combatendo erros e fraudes

Qualquer dono de restaurante sabe o que é ter problemas no fechamento do caixa. Em casos de erro ou fraude, os sistemas para restaurantes também caem como uma luva. Em um restaurante por quilo, por exemplo, ter um software integrado às balanças evita prejuízos ao eliminar os erros de anotação na comanda de papel, além de agilizar as filas no buffet. Em um estabelecimento a la carte, a facilidade que a comanda eletrônica proporciona ao garçom evita o retorno dos pratos e, por fim, o prejuízo financeiro da refeição perdida.

 

3 -  Otimize sua equipe

Manter muitos funcionários não é fácil, afinal, o empresário brasileiro paga mais encargos sobre a folha de pagamento que qualquer outro no mundo e a rotatividade de pessoal no ramo alimentício é grande. Ao investir em sistemas para restaurantes, você tem a possibilidade de reduzir ou remanejar sua equipe, extraindo dela todo o seu potencial. Que tal oferecer ao seu cliente a autonomia do autoatendimento através de um cardápio digital em lugar de dobrar seu número de atendentes? Você também pode fazer uso de uma comanda eletrônica e permitir que seus garçons atendam mais pessoas em menos tempo ao acabar com a correria para o terminal. São muitas as possibilidades.

 

4 - Explore novos públicos

Existe um mundo novo na rede que ainda é pouco explorado pelos profissionais de restaurante. Com um aplicativo para restaurante integrado a um sistema delivery de qualidade, você explora esse novo mundo através das vendas online e atinge os clientes antenados, aumentando suas vendas sem investir em estrutura física, ou seja, faz um baixo investimento e tem alto retorno financeiro.

 

Com essas quatro dicas, já é possível sair do olho do furacão. O resto você já sabe: não deixe de criar novas receitas, personalize seu atendimento, torne o seu ambiente ainda mais agradável, mantenha-se atualizado e capriche no tempero!

 

*Para proporcionar qualidade de vida aos donos de bares e restaurantes, em julho de 2011, a eComanda criou um produto de automação comercial especializado no segmento de restaurantes.  Através do aumento de agilidade nos processos que esse novo produto (uma solução em nuvem 100% web e disponível a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo) proporciona, permitimos que um dono de bar ou restaurante gerencie seu negócio à distância, identifique possíveis fraudes em sua operação, reduza pessoal, controle seu estoque e mantenha seus dados seguros na internet, sem perder o fruto de seu esforço por problemas de hardware. Acesse o blog eComanda e receba mais informações sobre sistema para restaurante.

 

 

 

 

Deixe seu comentário