Food Service

Notícia

4º RestauraRH discute mudanças e impactos da Reforma Trabalhista e da Lei das gorjetas

Realizado pela Associação Nacional de Restaurantes, evento acontece no dia 9 de novembro, no Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo

08/11/2017

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) realiza, no próximo dia 9 de novembro, em São Paulo, o 4º RestauraRH, evento pioneiro do setor de Recursos Humanos com foco na alimentação fora do lar. O encontro acontece às vésperas de entrar em vigor a Reforma Trabalhista, sancionada pelo presidente Michel Temer em junho deste ano, e que passa a valer a partir do dia 13 de novembro. O assunto será um dos temas centrais do RestauraRH, que ainda irá reunir especialistas para discutir a lei das gorjetas, rotatividade de colaboradores e o desenvolvimento de lideranças nas empresas.

 

Durante o primeiro painel do dia – “A Reforma Trabalhista - principais alterações, vantagens e desvantagens para o setor de restaurantes e redes” –, os advogados da consultoria jurídica da ANR, Dias e Pamplona, irão explicar os principais pontos da nova legislação e suas implicações no dia a dia das empresas. Fernando de Paula, diretor da Arcos Dourados (McDonald’s) e Valéria Duarte, diretora de RH do The Fifties, se juntam aos especialistas para debater como as mudanças alteram as relações de trabalho no setor de alimentação fora do lar.

 

Entre as principais alterações propostas na reforma está o fato dos acordos coletivos de trabalho definidos entre as empresas e os representantes dos trabalhadores poderem se sobrepor às leis definidas na CLT. Isso vale para pontos específicos que dizem respeito à jornada de trabalho e salário, por exemplo.

 

O segundo painel do dia, “Desenvolvimento de Lideranças”, terá a participação de Vinicius Abramides, sócio-diretor da Cia. T.C. O executivo vai abordar as principais ações para identificar, estimular e desenvolver colaboradores com potencial para chegar a níveis de comando. Na sequência, “Os altos custos da rotatividade de funcionários” traz uma apresentação do Korn Ferry/Hay Group, consultoria especializada no treinamento de profissionais para o mercado.

 

 

À tarde, o primeiro painel traz as “Modernas ferramentas para recrutamento - recursos disponíveis”. Logo na sequência, encerrando a programação, haverá debate sobre “A nova legislação das gorjetas - como os RHs vêm se adaptando às novas regras e soluções encontradas”. Os consultores jurídicos da ANR dividem o palco com Mariana Malagutti, diretora de RH da Cia. Tradicional e Erik Momo, sócio-diretor da 1900 Pizzeria.

 

Além dos debates, os participantes do RestauraRH terão acesso a dois guias editados pela associação com mais informações relacionadas tanto à lei das gorjetas quanto à reforma trabalhista. Ambos abordam as principais mudanças e os impactos que os temas trazem ao dia a dia dos estabelecimentos. Vale lembrar que, somente neste ano, a Associação editou outros dois guias, sendo um sobre a lei de cotas e outro dedicado ao combate da Dengue, Chikungunya e Zika.

 

Quem quiser participar do RestauraRH já pode realizar as inscrições pelo site do evento. Os valores são R$ 180 para associados e R$ 360 para não associados. O pagamento dá direito ao material de apoio, acesso livre às palestras e certificado de participação.  

Deixe seu comentário