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3 dicas para seu negócio atrair os idosos

O crescimento da terceira idade no Brasil pode trazer muitas oportunidades para as empresas. Mas será que o seu empreendimento está preparado para isso?

18/06/2015

Apesar de ser um país de população predominantemente jovem, é a faixa etária acima dos 60 anos é a que mais cresce no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, mais de 12% da população é composta por pessoas da terceira idade.

 

As previsões dos órgãos de pesquisa apontam para um número cada vez maior no futuro. A expectativa de vida do brasileiro é de quase 75 anos. Estima-se que 30% da população tenha mais de 60 anos em 2050.

 

O aumento deste público pode ser uma oportunidade para muitos empreendedores. “Os idosos estão cada vez mais informados sobre seus direitos e buscam por qualidade de vida. Eles não se importam em pagar um valor mais alto, desde que o produto seja bom”, afirma Natani Carolina Silveira, pesquisadora pela USP e professora doutora na área de marketing para a terceira idade.

 

Quem deseja atrair os idosos para seu negócio deve ter consciência de que algumas adaptações e serviços personalizados são necessários para fidelizar o público. Nessa lista, Natani aponta algumas dicas para empreendedores que desejam focar seus negócios na “melhor idade”.

 

1.  Não subestime o idoso no atendimento

 

A idade avançada não significa que o idoso tenha expectativas diferentes de qualquer outro consumidor. Ele preza por um bom atendimento e não quer se sentir desrespeitado.

 

É importante treinar seus funcionários para agirem com cortesia e paciência. Como clientes, as pessoas da terceira idade desejam saber muitos detalhes sobre aquilo que estão consumindo. Mostrar irritação na hora de dar explicações vai afugentá-los e criar uma imagem negativa para a marca.

 

Segundo Natani, principalmente em negócios segmentados para esse público, as empresas precisam tomar cuidado para não confundir um tratamento diferenciado com infantilização. “Os idosos querem seriedade. Eles têm consciência da sua lucidez e desejam um atendimento que os reconheça como capazes e ativos”.

 

2. Pense em um marketing específico

 

As pessoas estão se preparando cada vez mais para passarem dos 60 anos com qualidade. Por essa razão, os idosos desejam saber exatamente quais benefícios um determinado produto pode trazer. Se as vantagens não forem claras, eles não compram.

 

A chamada terceira idade compreende um grupo de diferentes faixas etárias.

 

Consequentemente, esse público não se comporta de maneira homogênea. Antes de pensar no marketing é necessário estudar qual faixa de idade você deseja atingir, o poder aquisitivo deste grupo e qual o melhor canal para se comunicar com ele.

 

Apesar dessas especificidades, há uma regra geral quando se trata de marketing para idosos: nunca faça associações com velhice ou representações cômicas sobre a idade. Mostrar sua importância como qualquer outro consumidor é fundamental.

 

3. Deixe o seu negócio acessível

 

Com o passar dos anos, o corpo humano vai envelhecendo. Isso consequentemente implica em uma série de dificuldades naturais de mobilidade física e acessibilidade. Se o idoso não se sentir confortável, ou ficar impossibilitado fisicamente de acessar algum lugar ou produto, com certeza não irá retornar ao seu negócio. “A terceira idade gosta de se sentir segura e acolhida. Disponibilizar um bom número de vagas de estacionamento especiais e instalar elevadores para quem não pode subir escadas são medidas simples e que trazem um retorno positivo”, ressalta Natani. (Fonte: PEGN)

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