Food Service

Notícia

20 maneiras de cativar sua equipe e ser um ótimo líder

Confira hábitos simples para que você conquiste o sucesso com seus funcionários

24/06/2015

É muito difícil ter sucesso sozinho. Todo mundo precisa de alguma ajuda para se dar bem. No caso dos empreendedores, em especial daqueles que têm equipes, é praticamente impossível prosperar sem ser um bom líder.

 

A especialista em empreendedorismo americana Lolly Daskal listou, em artigo publicado no site da revista "Inc.", hábitos bastante simples para que líderes cativem seus empregados e conquistem o sucesso com eles. Melhore o que você já faz e descubra o que você precisa fazer para ser um gestor ainda melhor:

 

1. Resolva problemas

 

Seja conhecido como alguém que tem respostas e soluções para quem o procurar.

 

2. Lembre-se de nomes

 

Isso faz com que as pessoas se sintam valorizadas. Além disso, elas terão uma ótima impressão sua.

 

3. Ofereça ajuda

 

Seja alguém que pergunta se os outros precisam de ajuda. E sem exigir nada em troca, por mais que, no longo prazo, seu favor seja retribuído.

 

4. Sorria

 

Essa simples ação pode quebrar tensões e facilitar um acordo com fornecedores ou clientes.

 

5. Elogie. E rápido

 

Segundo a especialista, uma dica interessante é elogiar seu interlocutor nos primeiros 30 segundos de conversa. Dessa forma, a pessoa em questão se sentirá valorizada e, também, tratará você de forma mais amável.

 

6. Escute em silêncio

 

Quando for a hora de ouvir, faça-o. E faça somente isso. Ninguém gosta de ser interrompido e comentários podem ficar para depois.

 

7. Tenha respeito

 

Esse item é óbvio, mas deve ser reforçado. Ser arrogante ou mal educado é ruim em todos os aspectos da vida. No mundo dos negócios, a situação é ainda pior: a grosseria pode levar você ao fracasso.

 

 

8. Valorize quem trabalha bem

 

Nada pior que um chefe que culpa a equipe em momentos ruins e colhe os louros da vitória sozinho. Isso é péssimo, segundo Lolly. Mostre a seus colaboradores que eles foram os responsáveis pelo sucesso.

 

9. Sonhe grande. Para os outros

 

Ao invés de querer um grande sucesso só para si, torça para que quem o cerca se dê muito bem. Instigue sua equipe a ser otimista.

 

10. Seja otimista

 

O otimismo é contagioso. Se você, sendo o líder, nunca desanimar, é provável que seus colaboradores sejam mais imunes a pensamentos negativos.

 

11. Comemore ocasiões especiais

 

Lembre-se dos aniversários das pessoas que trabalham com você. Envie um bilhete, cartão ou presente ao aniversariante. Se ele não gostar de cantar parabéns, não o incomode batendo palmas e cantando, afirma Lolly.

 

12. Mande bilhetinhos manuscritos

 

Ao passar mensagens escritas por si mesmo, você se expressa de uma forma mais pessoal e mostra que gastou algum tempo com o destinatário do bilhete.

 

13. Comunique-se apropriadamente

 

Adapte seu discurso ao ambiente e às pessoas que estão com você. Nem todos merecem o mesmo tratamento e as mesmas palavras.

 

14. Chegue na hora

Ao ser pontual, você mostra respeito por quem vai se encontrar com você, de acordo com a especialista.

 

15. Dê feedback

 

Mostre aos funcionários o que está bom e o que precisa ser mudado. Seja sincero e nunca rude em suas críticas ou você pode desmotivar seus colaboradores.

 

16. Trate os outros como gostariam que tratassem você

 

Ser o chefe não lhe dá motivos para ser rude com os outros. Você começou de baixo, provavelmente já teve um chefe mal educado e se lembra como as tratativas com ele eram ruins. Não repita o mesmo erro.

 

17. Delegue

 

Repasse tarefas a sua equipe. Não fique fiscalizando tudo o que seus funcionários estão fazendo. Assim, você mostra que tem confiança neles.

 

18. Saiba se conectar com os colaboradores

 

Não há problema em se tornar amigo dos funcionários, de acordo com a especialista. Ao saber alguns aspectos da vida pessoal deles, fica mais fácil conquistar sua confiança. Claro que você deve lembrar quem é o chefe e que um certo distanciamento é preciso, mas não há mal nenhum em saber sobre a vida de quem passa mais tempo com você do que sua própria família.

 

19. Cumpra

 

Evite deixar de cumprir o que prometeu. Dessa forma, fica mais fácil manter a confiança dos empregados. Se, por alguma razão, você não entregar o que foi prometido, seja sincero e peça desculpas.

 

20. Viva como se esse fosse seu último dia

 

Mostre a todos como você gosta da vida e de quem o cerca. Ao viver como se todo dia fosse o último, você deixa de procrastinar e faz o melhor que pode. Essa forma de encarar a vida, segundo Lolly, pode virar um exemplo para quem trabalha com você. (Fonte: PEGN)

Deixe seu comentário