Receitas

Mercado Food Service

Naked Cake de chocolate sem ovos e laticínios

A receita pertence ao livro Fru-Fruta, da Editora Alaúde, que reúne 50 receitas de doces feitos especialmente para quem é alérgico a ovos e laticínios

Massa:

 

3 colheres (sopa) de farinha de linhaça +2 colheres (sopa) de água morna

1 xícara de farinha de trigo integral

½ xícara de cacau em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de fermento químico em pó

¼ de colher (chá) de sal

½ xícara de leite vegetal

½ xícara de café forte morno

½ xícara de água morna

1 colher (chá) de vinagre de maçã

1 colher (chá) de extrato de baunilha caseiro (p. 141)

½ xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar demerara

1/3 de xícara de óleo de coco derretido

 

Ganache:

 

2 xícaras (300 g) de chocolate sem leite picado

1/3 de xícara de leite de aveia caseiro

1 colher (chá) de óleo de coco derretido

frutas variadas para decorar

 

Preparo:

 

1-Preaqueça o forno a 180 °C e unte duas fôrmas re­dondas de 15 cm de diâmetro e fundo falso. Em uma tigelinha, misture a farinha de linhaça com a água morna e reserve.

 

2-Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos, exceto o açúcar. Em outra tigela, misture os líquidos, o açúcar e a linhaça reservada. Despeje a mistura úmida sobre os ingredientes secos e mistu­re com um batedor de arame até obter uma massa homogênea.

 

3- Divida a massa entre as duas fôrmas e leve para assar por 50 minutos a 1 hora, ou até inserir um palito no meio e ele sair quase seco. Essa massa é bem úmida, portanto não tem problema se o palito ficar com um pouco de resíduo. Retire do forno e espere esfriar para rechear.

 

4-Enquanto isso, prepare a ganache. Derreta o chocolate em banho-maria: coloque o chocolate em uma tigela refratária, encaixe-a na boca de uma panela com um pouco de água sem deixar que a água encoste no fundo da tigela. Leve esse conjunto ao fogo baixo, mexendo o chocolate até derreter. Retire do fogo. Aqueça um pouco o leite de aveia e despeje em fio sobre o choco­late, batendo vigorosamente com um batedor de ara­me ou um mixer elétrico. Adicione o óleo e continue batendo, até obter um creme viscoso e brilhante.

 

5-Desenforme um dos bolos e espalhe metade da gana­che sobre ele. Um bico de confeiteiro e uma espátula podem ser grandes aliados neste momento. Coloque o outro bolo sobre a camada de recheio e finalize com a outra metade da ganache. Decore com as fru­tas de sua preferência.

 

6-No início do preparo da ganache o chocolate pode talhar e parecer que não vai dar nada certo, mas mantenha a calma e continue batendo até obter a consistência desejada. Caso more em um lugar com clima mais frio, a ganache pode ficar levemente endurecida por causa do óleo de coco. Nesse caso, amorne-a levemente e volte a bater para recuperar a consistência. Pelo mesmo motivo, não guarde este bolo na geladeira: o óleo de coco fica duro em temperaturas mais baixas, o que pode deixar sua ganache com uma textura esquisita. Se preferir não rechear, asse em uma fôrma de 20 cm e despeje a ganache por cima.

Deixe seu comentário