Receitas

Mercado Food Service

Caldo Verde

Receita da Confraria dos Chefs

Caldo:

1 Cebola pequena em pedaços

1 Tomate partido em 4 partes

1/2 Cenoura em pedaços

1 dente de Alho amassado

1/2 xícara de Vinho Branco Seco (opcional)

1 folha de Louro

Ervas Frescas a gosto

Azeite

 

Sopa:

4 Batatas

1 maço de Couve

1 litro de Caldo - aproximadamente

1/2 xícara de Bacon picadinho

1/2 xícara de Linguicinha picadinha

130 gr de Paio fatiado 

1/2 Cebola picada

1 dente de Alho ralado

1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio

Azeite

Sal

 

Preparo:

 

  1. Prepare o caldo, refogando rapidamente em um fio de azeite a cebola, a cenoura e o alho.  Acrescente o vinho e cubra com cerca de 1,5 litros de água. Junte o tomate, o louro e as ervas frescas (usei salsa, cebolinha e tomilho). Deixe ferver por cerca de 20 minutos. Coe, elimine os legumes e reserve o caldo quente.
  2. Coloque as batatas picadas em uma panela com 3 folhas de couve, cubra com o caldo e leve para cozinhar. 
  3. Enquanto as batatas cozinham, retire os talos das folhas de couve, inclusive o centro mais duro (eu congelo para colocar em caldos de legumes). Sobreponha as folhas e enrole-as formando um charutinho. Fatie bem fininho e reserve.
  4. Quando as batatas estiverem cozidas, bata no liquidificador com uma parte do caldo e vá acrescentando caldo até ficar no ponto de sopa cremosinha. Não coloque todo o caldo de uma vez, para não ficar aguada. Pode bater com um mixer também, se preferir. Reserve.
  5. Em um panela, refogue o bacon, sem deixar dourar. Se você achar que está grudando no fundo da panela, coloque um fio de azeite. Em seguida, acrescente a linguicinha e o paio, refogue por uns dois minutinhos e junte a cebola e o alho ralado. Por último, coloque a couve fatiada e o bicarbonato de sódio (para deixá-la bem verdinha). Mexa para refogar bem por um minuto e acrescente o creme de batatas. Misture tudo e acerte o sal somente no final, pois as linguicinhas e o bacon são muito salgados!

 

 

Deixe seu comentário